Irecê ganhou na manhã de sexta-feira (24) uma agência do Programa de Microcrédito do Governo do Estado (CrediBahia), elevando para 133 o número de postos de atendimento implantados em 130 municípios. A agência de Irecê é a primeira aberta no Governo Jaques Wagner. Até o final do ano, a previsão é que 20 novos postos estejam funcionando. No dia 2 de setembro vai ser inaugurado o de Nazaré das Farinhas.
A artesã Gicélia Oliveira Ramos, 57 anos, que faz parte da Confederação de Irmãs Beneficentes (CIB), foi a primeira empreendedora a solicitar crédito em Irecê. A entidade funciona no Centro da cidade e reúne 20 artesãs. Foi solicitado o crédito solidário para compra de máquinas e material.
Localizado a 478 quilômetros de Salvador, Irecê é um dos municípios da Chapada Diamantina. A agência foi instalada no prédio da antiga Biblioteca Pública Municipal, na Praça da Prefeitura, onde a banda de percussão do Projeto Sertão em Ação, integrada por crianças, animou a festa de inauguração.

Importância

De acordo com o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, o CrediBahia vem se somar aos outros programas populares de crédito. Vasconcelos lembrou o compromisso do governo Wagner de mudar o cenário da Bahia, que é a 8ª economia do País, mas aparece no 20º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
O programa é operacionalizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), em parceria com o Sebrae e além dos municípios onde as agências são instaladas.
Segundo o presidente da Desenbahia, Luiz Alberto Petitinga, o CrediBahia é um grande instrumento de inclusão social porque gera trabalho e renda. Como Irecê fica no centro de uma região de 20 municípios, onde há pequenas propriedades e agricultura familiar, o microcrédito torna-se ainda uma importante fonte para movimentar o mercado, destacou.
Antes da cerimônia houve audiência pública com proximadamente 150 pessoas, incluindo representantes de associações de bairros e trabalhadores rurais. O objetivo foi apresentar e debater o programa junto com a comunidade. O secretário e comitiva estiveram presentes.
De maio de 2002 até o dia 20 de agosto, o CrediBahia financiou 27.436 contratos, totalizando mais de R$ 34,8 milhões. A carteira ativa possui hoje por 10.525 contratos (em vigência), o correspondente a um valor superior a R$ 10,6 milhões. Os empréstimos são concedidos com juros de 1,8% ao mês. Os clientes que quitarem as parcelas do financiamento anterior em dia têm, a partir do próximo financiamento, a taxa reduzida para 1,5%.
O programa tem duas linhas básicas de ação. Uma concede financiamento direto ao microempreendedor para apoiar o desenvolvimento sustentável dos municípios, por meio da concessão de crédito orientado ao crescimento e consolidação de empreendimentos de pequeno porte. A outra é destinada a entidades operadoras de microcrédito.

Tas/al