Através de vídeo conferência, representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Vigilância à Saúde (MS) participaram hoje à tarde (27), com o secretário da Saúde, Jorge Solla, da solenidade de inauguração da Coordenação Estadual de Vigilância das Emergências em Saúde Pública (CEVESP), no Centro de Atenção à Saúde Prof. José Maria de Magalhães, na Avenida ACM, s/nº. A CEVESP atenderá 24 horas por dia, todo o ano. O profissional de saúde ou o cidadão comum poderá acionar o sistema de notificação pelo telefone 08002842177.
O serviço já está em pleno funcionamento e, na próxima sexta-feira (31), acontece vídeo conferência com a Secretaria de Vigilância à Saúde, onde a equipe do CEVESP apresentará a situação da meningite no estado. De acordo com o coordenador do serviço, Juarez Dias, o trabalho será desenvolvido com mais precisão já que foram disponibilizados recursos humanos mais capacitados e equipamentos de ultima geração.
Para Márcia Bacite, secretária executiva do Ministério da Saúde, a Bahia é mais um estado pioneiro no Nordeste, pois é o segundo a inaugurar o serviço. “Depois do Rio Grande do Norte, a Bahia sai na frente dos demais estados. O mais importante é que agora o estado conta com um serviço especializado para uma maior precisão nos diagnósticos de emergências de saúde pública”, afirmou.
O secretário adjunto da Secretaria de Vigilância a Saúde, Fabiano Pimenta, disse que o importante desta ação é a integração do estado e municípios com o Ministério da Saúde, no sentido de aperfeiçoamento do processo de vigilância na Bahia. O secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla, afirmou que para a Bahia o momento é de muita satisfação. “Estamos contando com o apoio da Secretaria de Vigilância à Saúde, desde a transição de governo, ainda em dezembro, quando foi diagnosticado o surto de sarampo. Este novo serviço vai permitir maior agilidade e respostas rápidas para a população”, disse o secretário.

Serviço

Entre as atividades a serem desenvolvidas pelo CEVESP estão coleta, consolidação, análise de dados e informações relevantes sobre emergências em saúde pública, comunicação com pessoal de campo, Secretaria de Vigilância à Saúde/MS, Diretorias Regionais de Saúde (DIRES), Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e profissionais de saúde para gerenciamento e apoio às investigações e esclarecimento sobre as emergências de saúde pública.
O serviço fará ainda a articulação das informações sobre eventos investigados sob coordenação de outras áreas (SESAB e outros órgãos), gerenciamento e execução de investigações epidemiológicas e resposta às emergências de saúde pública de relevância estadual, apoio às SMS nas investigações epidemiológicas e resposta às emergências de saúde pública de relevância estadual, articulação com outras áreas na investigação epidemiológica e resposta às emergências de saúde pública, comunicação sobre emergências de saúde pública e avaliação das ações frente a uma emergência de saúde pública.