Em mais uma ação de combate aos baixos índices da educação básica na Bahia, o secretário da Educação, Adeum Sauer, assinou ontem (27) um convênio de parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) que cria o Edital Temático de Educação. A iniciativa conta com recursos de R$ 3 milhões e vai viabilizar pesquisas científicas com o enfoque na educação básica do estado.
A intenção é estudar as variáveis que influenciam no desempenho da educação básica por meio da pesquisa científica. “O grande desafio é inverter os dados que deixaram a Bahia em colocação baixa”, disse Sauer. Para ele, inovações são desejadas e colocar essa questão para os pesquisadores é a melhor forma de encontrá-las. “Precisamos buscar as soluções nas pesquisas científicas”, destacou.
A idéia é incentivar os estudantes e professores a pesquisar temas relacionados à educação básica, principalmente os fatores que contribuíram e contribuem para o que hoje se tornou uma educação deficitária. “Conclamem os seus alunos e coloquem os temas para discussão da pesquisa científica”, afirmou o secretário.
O edital, elaborado com técnicos da Secretaria da Educação, vai contemplar, além da pesquisa acadêmica, os projetos que privilegiem o uso da tecnologia na educação. “Acreditamos e reconhecemos o nosso potencial acadêmico”, declarou o vice-governador Edmundo Pereira.
Na ocasião, foram lançados mais dois editais – o do semi-árido, voltado para o financiamento de pesquisas do semi-árido, e o Universal, que vai financiar projetos de pesquisadores em diversas áreas do conhecimento.
“Estamos lançando os editais para apoiar a reposição dos recursos humanos e a produção do conhecimento. Os três editais são importantes para o desenvolvimento da nossa terra”, explicou a diretora-geral da Fapesb, Dora Leal.