O Prêmio Top Social abraçou a idéia do Todos pela Alfabetização (TOPA) e anunciou ontem (10), durante o lançamento da sua quarta edição, que adotou o programa do governo estadual de combate ao analfabetismo como projeto amigo. Lançado em 9 de maio, o Topa tem como meta reduzir em 50% o atual índice de analfabetismo no estado, que hoje atinge a marca de 2 milhões de pessoas com idade igual ou superior a 15 anos.

Até o momento, 353 dos 417 municípios baianos já aderiram ao projeto, que tem como meta alfabetizar 100 mil pessoas em 2007. O número de adesões superou as expectativas e estimulou os gestores municipais a tal ponto que eles se comprometeram com a alfabetização de 272 mil alunos. O prêmio foi lançado ontem, no Liceu de Artes e Ofício, instituição homenageada.

Depois de parabenizar as entidades responsáveis pela organização do prêmio, o secretário da Educação Adeum Sauer destacou ser preciso que a educação penetre na mente das pessoas e “delegou” aos publicitários o cumprimento dessa tarefa. “Esta é uma grande oportunidade de nos mobilizarmos para reverter os nossos indicadores que são muito ruins. Temos o maior contingente de analfabetos do país”, pontuou Sauer.

Para ele, é extremamente importante que governo e sociedade civil se entrelacem para conseguir transformar esta realidade, melhorando assim a qualidade de vida da sociedade baiana, contribuindo para o desenvolvimento do estado.

O assessor geral de Comunicação do Estado, Robinson Almeida, também parabenizou a iniciativa do segmento em colocar na agenda política um valor tão nobre e importante para o Estado como a educação. “Ao abraçar o Topa, o prêmio dá um gesto concreto de quais são as prioridades e os valores que devemos estabelecer para a sociedade”, defendeu.

O objetivo do prêmio Top Social é reconhecer e premiar programas e ações de responsabilidade social das organizações que contribuem para o desenvolvimento social e promoção do bem-estar. A premiação é destinada a organizações públicas, privadas e do terceiro setor, legalmente constituídas no estado da Bahia.

Mudança de foco

Embora nas edições anteriores o prêmio tenha homenageado instituições de saúde, este ano a organização do prêmio decidiu mudar o foco devido ao grande número de cases premiados na área da educação. “Em função dos resultados anteriores, encampamos essa idéia. E também por entender que, para haver uma total sintonia para a responsabilidade social, a melhor via é a educação”, avaliou Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas (ADV-BA), Victoriano Garrido.

Já o presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap-BA), Sidônio Palmeira, defendeu que é de extrema importância o envolvimento da sociedade. “Temos uma grande admiração pelo trabalho significativo que a secretaria estadual da Educação vem fazendo. Mas não poderíamos ficar somente na admiração passiva, era preciso também fazer a nossa parte”, disse Palmeira.

O evento contou ainda com a participação da presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Lise Weckerle, do superintendente do Liceu, Geraldo Machado, entre outras autoridades.