LOCAL: Município de Aramari, na região do Litoral Norte, a 118 quilômetros de Salvador.
DATA: 06.09.07 (quinta-feira).
HORÁRIO: 15h.

O QUE É: Na comemoração do aniversário da cidade, o governador Jaques Wagner participa da inauguração da ampliação do Centro Educacional Carlos Queiroz, de uma quadra poliesportiva e das instalações de eletrificação rural. Na oportunidade, será visitada a Estação Experimental de Aramari e o início das obras da Rua Itamar Azevedo de Queiroz.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

CENTRO EDUCACIONAL: Foi ampliado com a instalação de duas novas salas de aula e um auditório. O investimento foi de cerca de R$ 70 mil da prefeitura municipal.

QUADRA: Localizada no Centro Educacional Carlos Queiroz, a quadra conta com espaço para prática de futsal, vôlei e basquete, atendendo os padrões poliesportivos. O investimento foi de R$ 120 mil, provenientes do Ministério dos Esportes com contrapartida de 10% do município.

ELETRIFICAÇÃO: As obras de eletrificação rural do programa Luz Para Todos foram concluídas nas localidades de Caraíba, Palmeiras e Subauma Mirim. Na localidade de Padre Goudinho, as obras estão em andamento com previsão de conclusão para o fim do mês de setembro.

INVESTIMENTO: R$ 780.911,80 mil, divididos entre as localidades de:

· Caraíba: R$ 154.410,98 mil;
· Palmeiras: R$ 83.025,85 mil;
· Subauma Mirim: R$ 37.658,43 mil;
· Padre Goudinho: R$ 505.816,54.

OBRAS AUTORIZADAS: Além das obras de eletrificação rural que já estão concluídas e em andamento, as obras das localidades de Fazenda Aldeia, Alegrete, Itamaraty e São Pedro; das comunidades de Gurunga e Lagoa Seca e dos povoados do Riacho e Pinheirinho já foram autorizadas. Serão investidos R$ 600.836,91 mil.

ESTAÇÃO EXPERIMENTAL: É composta de três unidades produtivas: Fazendas Granja Leiteira, Dantas Bião e Pedra. As unidades foram adquiridas no ano de 1949 com o objetivo de fomentar a pecuária leiteira na Bahia. São realizadas as seguintes atividades:

Granja Leiteira: – Área: 139,1 hectares;
– Animais: 114 bovinos e 25 eqüinos;
– Média da produção de leite: 4,7 kg/vaca/dia.
Objetivo: Implementação de um sistema físico de produção de leite, onde estão sendo introduzidas práticas racionais de manejo reprodutivo alimentar, sanitário e de melhoramento genético que viabilizem a aumento da produtividade leiteira.

Dantas Bião: – Área: 223 hectares;
– Animais: 126 búfalos.
Objetivo: Oferecer alternativas de alimento e renda para os agricultores familiares, podendo ser também fonte de tração animal para utilizar no manejo das culturas.

Pedras: Área :136 hectares, destinada a um projeto de preservação ambiental.

OBRA DE URBANIZAÇÃO: Será anunciado o início das obras de pavimentação em paralelepípedo da Rua Itamar Azevedo de Queiroz, no bairro dos XV. O investimento é de R$ 150 mil da prefeitura municipal.