Agilidade, qualidade e rapidez da informação. Esta é a nova proposta do portal da comunicação do Governo do Estado: www.comunicacao.ba.gov.br. Mais do que modernizar o antigo site, a Assessoria Geral de Comunicação do Governo do Estado (Agecom) transformou a página em um portal, reunindo informações e serviços do Estado, para subsidiar os veículos de imprensa, como uma agência de notícias, e atender às necessidades de informação por parte dos cidadãos.

“A informação é um direito dos cidadãos e um dever do Estado, que não deve ser visto apenas como um cliente do mercado, mas como protaganista de políticas públicas, inclusive na área da comunicação”, declarou o assessor-geral de Comunicação, Robinson Almeida. Neste momento, ele apresenta o novo portal para jornalistas, publicitários, secretários de Estado, dentre outros convidados, no Palácio da Aclamação.

O novo portal já a segunda grande mudança promovida este ano pela Agecom nos veículos do Estado. Há pouco mais de um mês, o órgão lançou o novo projeto gráfico do Diário Oficial do Estado, com visual mais leve e valorização do casamento entre imagem e texto. O novo Diário agora também pode ser consultado no portal da comunicação, numa versão digital em formato flip, com visualização e mudança de páginas semelhantes ao que é feito com a versão impressa.

Segundo Almeida, o número médio de visitantes interessados em obter informações confiáveis do governo baiano foi um dos motivadores dos investimentos no portal. O antigo site (www.agecom.ba.gov.br) já registrava, nos últimos dois meses, mais de 250 mil visitas, com mais de meio milhão de páginas sendo exibidas por internautas de 80 países.

“A navegação agora é mais simplificada e interativa, com conteúdos em multimídia”, explicou Paulo Fortes, coordenador de Novas Mídias. Quem fizer a busca por determinado assunto, por exemplo, encontrará não apenas todos os textos relacionados, como também matérias de TV e rádio, além de fotografias.

Os textos do jornalismo impresso agora são indicados por área: saúde, educação, segurança, etc. O leiaute segue as tendências de leveza e estímulo à leitura adotadas pelos mais modernos veículos do mundo.

Diretores de órgãos de imprensa e jornalistas que assistem á apresentação do novo portal elogiaram a nova ferramenta de comunicação. “É fundamental que os governos encontrem mecanismos próprios de comunicação com os cidadãos porque a responsabilidade de um governo deve estar acima de interesses privados e ter compromisso com realidade social”, disse o diretor do jornal A Tarde, Sílvio Simões.

Para o correspondente do jornal Folha de São Paulo, Luiz Francisco, o portal ganhou um perfil mais jornalístico e o acesso às informações ficou mais ágil. “O portal prioriza mais a notícia e menos a publicidade oficial”, concluiu. “A Agecom tem uma responsabilidade muito grande dentro da estrutura do governo e todos os atos e fatos relacionados à administração refletem a transparência defendida pelo governador Jaques Wagner”, diretor-presidente do jornal Tribuna da Bahia Walter Pinheiro

TV de Todos Nós

Uma outra novidade foi o lançamento no portal da TV de Todos Nós, com pequenos programas diários reunindo reportagens e serviços, em linguagem televisiva. O coordenador de TV da Agecom, Eduardo Eurico, pretende produzir flashes, direto de eventos de maior expectativa por parte dos cidadãos e emissoras de TV.

Os noticiários de rádio continuam amplos, com arquivos em MP3, de alta qualidade, para serem utilizados na radiodifusão. O novo diferencial é que as rádios poderão escolher o conteúdo de interesse do seu público, uma vez que também estarão disponibilizadas as matérias individuais. No portal também estarão disponibilizados informativos especiais no formato de radionovela e mensagens institucionais.