O final de semana pode ter temperaturas de até 36 ºC nas regiões do Oeste e São Francisco. E a alta temperatura aliada à baixa umidade relativa do ar, variando de 20 a 30%, decorrente de uma massa de ar quente, aumenta o risco de queimadas nessas regiões e também nas faixas norte, sudoeste e centro-oeste das regiões da Chapada Diamantina. O Centro Estadual de Meteorologia da Superintendência de Recursos Hídricos (Cemba/SRH), alerta para que os motoristas evitem jogar pontas de cigarro às margens das rodovias, o que pode provocar incêndios de grandes proporções.
O meteorologista Heráclio Alves, da SRH, explica que a vegetação seca está vulnerável e uma ponta de cigarro pode dar início a uma grande queimada, chegando a atingir, inclusive, áreas de proteção ambiental. “As fumaças podem provocar acidentes nas estradas. Além disso, com o vento, as queimadas podem se alastrar rapidamente colocando em risco populações tanto na zona rural quanto na área urbana”, alertou.
De acordo com levantamento do Cemba/SRH, no mês de agosto foram detectados 709 focos de queimadas em toda a Bahia. O número é 68% maior em comparação ao registrado em julho, quando foram notificados 421 focos e é 53% maior do que agosto de 2006, quando foram diagnosticados 463 focos. Dos 709 focos de queimadas registrados no mês passado, 85% ocorreram nas regiões oeste, São Francisco e Chapada Diamantina.
O período entre os meses de agosto e outubro é considerado o mais crítico, com maior risco de ocorrência de focos de queimadas no Estado. As maiores incidências são em setembro e outubro, como informa o meteorologista. “A média de focos no mês de agosto é de, aproximadamente, 680 focos, em setembro e outubro essa média sobe para 3.120 e 2230 focos, respectivamente. Na Bahia, o risco de queimadas é maior e os focos são registrados com mais freqüência nas regiões norte, nordeste, oeste, São Francisco, Chapada Diamantina e sudoeste, devido ao período de estiagem em todo o território baiano”, acrescentou.

Previsão do tempo

A umidade vinda do Oceano Atlântico deve manter o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas, em Salvador e Região Metropolitana, neste final de semana prolongado. Chuvas fracas podem ocorrer durante a noite e nas primeiras horas da manhã e as temperaturas deverão variar entre 20ºC e 32ºC. O mar permanece agitado em todo o litoral baiano. Entre as cidades de Porto Seguro e Salvador, as ondas poderão alcançar alturas máximas de até 2,5 metros.
Os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico também manterão o tempo instável nas regiões do Recôncavo, sul e nordeste da Bahia (veja abaixo mapas de previsão e imagem de satélite), onde o céu deverá ficar nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. O período noturno e as primeiras horas da manhã serão os horários mais freqüentes para ocorrência das chuvas. Nessas regiões, as temperaturas deverão variar entre 22 e 32ºC.
Na Chapada Diamantina e sudoeste, o céu deverá permanecer parcialmente nublado a claro e sem chuvas. Nessas regiões deverão ser registradas as menores temperaturas do Estado no feriadão, com mínimas chegando aos 15ºC.

Radiação

No feriadão, os Índices Ultravioletas (IUV) deverão se manter elevados na maior parte da Bahia, especificamente na faixa centro-norte do estado. As categorias 09, 10 e 11, previstas para este período são consideradas Muito Alta e Extrema segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). As tabelas abaixo apresentam a previsão dos IUV para algumas cidades baianas que são representativas para todas as regiões da Bahia, bem como, as referências desses índices com suas categorias de intensidades, de acordo com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS):