Com o objetivo de fortalecer o combate aos incêndios florestais, o Governo do Estado, através da Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec) está estruturando as brigadas voluntárias de incêndio que atuam no Parque Nacional da Chapada Diamantina. As brigadas são grupos formados geralmente por 15 pessoas, que receberam treinamento para o combate ao fogo.
Somente no mês passado, 15 grupos de brigadistas foram abastecidos pela Cordec com materiais e equipamentos de combate ao fogo, a exemplo de abafadores, machados, gandolas, enxadas, facões, além de vestuários e calçados próprios para esse fim. Os grupos vão atuar nos municípios de Mucugê, Lençóis, Ibicoara, Palmeiras, Barra da Estiva e Andaraí.
A Defesa Civil prepara os voluntários para a realização de ações emergenciais e campanhas educativas junto à população. A adoção de medidas preventivas,como evitar acender fogueiras e não descartar cigarros próximo à vegetação seca, são fundamentais para a diminuição dos incidentes.
Na semana passada, focos de incêndio atingiram algumas localidades da Chapada Diamantina principalmente entre os municípios de Piatã e Abaíra. A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) enviou vários alertas à Bahia sobre o risco de incêndios florestais por conta do tempo seco.
Em algumas regiões, a umidade do ar ficará abaixo de 30% nos próximos dias, condição que também contribui para o surgimento das queimadas. As informações da Sedec são baseadas em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).