A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) está apoiando a VI Parada Gay, que tem concentração prevista para as 10h de domingo (9), no Campo Grande. É a primeira vez que o Governo do Estado apóia, oficialmente, a luta do Grupo Gay da Bahia (GGB) no combate à homofobia – prática que fere o respeito aos direitos humanos.
A Secretaria vai custear a alimentação do grupo de apoio que trabalhará no evento, fornecendo 1.200 lanches. A Superintendência de Direitos Humanos (Sudh) procurou o GGB para formalizar a iniciativa. Há um interesse real da Superintendência em trazer o grupo baiano para ajudar a construir uma política pública em sintonia com o “Brasil sem Homofobia”, programa federal que tem à frente a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH). O GGB é citado no documento da SEDH como referência nacional na luta pela causa gay.
A parceria da Sudh com o GGB está em vias de formalização. Seria uma espécie de cooperação técnica, aproveitando a experiência do grupo baiano na luta pela diversidade sexual para promover ações nesse âmbito.
Segundo Frederico Fernandes, superintendente da Sudh, no ano passado o GGB buscou o governo estadual para tentar formalizar algum tipo de apoio à causa e não obteve nenhuma resposta.