O Projeto Música de Câmara dá continuidade às apresentações das Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) por vários pontos da cidade, com os grupos Opus Lúmen e Quadro Solar. Amanhã (13), o Opus Lúmen mostra seu trabalho no Colégio Municipal São José, no Garcia, às 10h30. Sexta-feira (14), o Quadro Solar vai ao Colégio Estadual Evaristo da Veiga, na Avenida Garibaldi, às 15h30.
O Projeto Música de Câmara é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado e da Osba, e tem entrada gratuita. Criadas a partir de 2001, as Cameratas têm ainda uma função didática, apresentando-se em escolas, bibliotecas, centros comunitários, associações de bairros, igrejas, hospitais, abrigos de idosos, museus, etc.
Formadas por músicos da Osba, as Cameratas têm como proposta divulgar a música erudita no estado, levando-a a públicos diversos e carentes deste tipo de música, em locais onde seria difícil a presença da orquestra.
Gustavo Seal (oboé), Solamy Oliveira (clarineta) e Cláudia Sales (fagote) formam o Opus Lúmen, que executa peças eruditas contemplando a música clássica, passando pela popular estilizada. O Quadro Solar conta com Mario Gonçalves (violino), Alexander Chichilov (viola), Cândida Lobão (Cello) e Andréa Bandeira (flauta) e apresenta um repertório com clássicos de Mozart, G. Rossini, C. Bach, L. Boccherini e G. Gershwin.