A viabilização dos projetos de sinalização turística, limpeza urbana e aterro sanitário para a região do Baixo Sul foi discutida em uma reunião dos prefeitos de Camamu, Cairú, Maraú, Valença e representantes da Associação dos Municípios do Baixo Sul (AMUBS) com o secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli. Com recursos do Prodetur (BID/Ministério do Turismo), os projetos estão incluídos na programação de obras da Secretaria de Turismo (Setur).
Na reunião, terça-feira (11), foi solicitado ao Governo do Estado apoio às intervenções turísticas e paisagísticas necessárias para melhorar a relação dos municípios com turistas e cidadãos, fomento ao turismo náutico, apoio à execução do projeto qualidade para acessibilidade marítima da Costa do Dendê e estímulo à formação da cadeia produtiva local do turismo (produtos associados ao turismo, aumentando a contribuição desta atividade para o PIB regional e baiano).
Para Camamu, estão previstas implantação do Plano Diretor de Limpeza Urbana (PDLU) e melhoria do terminal marítimo, com implantação de flutuantes; Maraú contará com elaboração e implantação do PDLU, aterro sanitário e coleta seletiva, sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário em Barra Grande; e em Valença, os benefícios serão estendidos à urbanização da orla de Guaibim, aterro sanitário e educação ambiental, entre outras ações.
O prefeito de Camamu, José Raimundo, disse que esses projetos vêm sendo discutidos há alguns anos, sem resultados. Mas, acredita que agora receberão o tratamento necessário, principalmente agilização, diante do interesse da Setur. Ele destacou, entre as ações importantes, o plano de fortalecimento municipal e dos patrimônios cultural e natural dos municípios.
Na avaliação da prefeita de Maraú, Vera Sarmento, “o Governo do Estado hoje se preocupa com os municípios turísticos”. Ela lembrou que Maraú é um dos cinco municípios brasileiros contemplados com as metas do Plano Nacional de Turismo.