O debate cultural é o centro das atenções, neste final de semana, em Teixeira de Freitas, a 800 quilômetros de Salvador, no Extremo Sul da Bahia, com a realização da I Conferência e Fórum de Cultura do município. A programação começou às 8h deste sábado (15), na Câmara de Vereadores, e termina neste domingo (16) à noite, em praça pública (Praça da Bíblia). Além dos debates, estão programadas também apresentações artísticas, como a do grupo de percussão Novas Raízes e da Orquestra de Violões Staut.
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) está mobilizando todo o interior da Bahia para a II Conferência Estadual de Cultural. Começando pelos encontros nos 417 municípios, passando pelos encontros nos 26 territórios de identidade e culminando com a conferência estadual (25 a 28 de outubro). Todos esses debates vão gerar propostas para a construção do Plano Estadual de Cultura.
“Vamos refletir juntos, governo e sociedade, sobre o que precisa ser feito nos próximos anos para o desenvolvimento cultural de cada território, em cada município da Bahia”, afirma o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meirelles, que participa do encerramento dos trabalhos junto com o prefeito Pe. Apparecido Rodrigues Staut, o secretário municipal de Cultura, Tomires Barbosa Monteiro, e o presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Checan.