Cerca de mil pessoas participaram da posse simbólica do novo secretário da Educação, Adeum Sauer, realizada hoje (4), no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador. Estima-se que outras centenas de servidores em todo o estado tenham acompanhado a cerimônia, através da transmissão simultânea pelo site da Secretaria da Educação na internet. O evento foi prestigiado por reitores das universidades federais e estaduais, deputados, dirigentes regionais, professores, representantes estudantis e sindicais, além de secretários de Estado, da primeira-dama Fátima Mendonça e do chefe-de-gabinete do governo, Fernando Schmidt, que representou o governador Jaques Wagner.

Durante a cerimônia, Sauer convocou todos os segmentos da sociedade para enfrentar o desafio de melhorar a educação. Ele esclareceu que o trabalho coletivo e transparente será fundamental para alcançar todas as metas da sua gestão. Ele citou, por exemplo, a parceria que pretende estabelecer com as Voluntárias Sociais e com setores variados, incluindo desde os mais ricos empresários até representantes de movimentos sociais, como o Movimento dos Sem Terra, para reduzir em 50% o analfabetismo na Bahia. “Serão mais de 1 milhão de pessoas que aprenderão a ler e a escrever, alcançando maior dignidade e autonomia perante a sociedade”, destacou.

A melhoria da qualidade do ensino médio e da educação profissional será outro ponto estratégico na gestão do secretário. “Vamos aumentar a oferta da educação profissional. Nosso objetivo é ampliar o número de vagas de 4.800 para 25 mil”. Sauer pontuou que alguns países, como EUA, Alemanha e França, estão dispostos a investir na educação do estado.

A posse do novo secretário foi recebida com satisfação pelos representantes da educação superior. Segundo o reitor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Lourisvaldo Valentim, as universidades já realizaram dois encontros com Sauer e estão dispostas a contribuir com a política de educação superior traçada pelo novo governo. Segundo ele, a Uneb, que é a maior universidade do Nordeste, pode desenvolver projetos estratégicos nas regiões onde estão estabelecidos seus 24 campi. “Em nome dos reitores, quero dizer que estamos muito felizes com o novo secretário”.

O chefe-de-gabinete do governador, Fernando Schmidt, enfatizou que a educação é uma das bases que formam o tripé do governo Wagner, juntamente com saúde e emprego. “Entendemos que o desenvolvimento econômico está essencialmente ligado aos investimentos em educação, e que este é o segredo para que os benefícios se reflitam em melhor distribuição de renda”, afirmou.

Também estiveram presentes à cerimônia de posse, a presidente do Conselho Estadual da Educação (CEE), Renée Albagle e a ex-secretária da Educação, Anaci Bispo Paim, que representou o Conselho Nacional da Educação (CNE). A ex-secretária destacou que, segundo o último censo, 92% dos alunos baianos estão na rede estadual e municipal. A responsabilidade do poder público foi cantada em versos pelo repentista Bule-Bule, que participou do evento. “Meu nobre secretário, que por mim é avisado, vá de gaveta em gaveta e não deixe ninguém parado”, disse o cantador, num repente original.