O Governo do Estado e a Prefeitura estão juntos no Carnaval de Salvador. Além dos R$ 4 milhões autorizados pelo Governador Jaques Wagner, o secretário Estadual de Cultura, Márcio Meirelles, e o Prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, acordaram em reunião hoje (17) que vão discutir mudanças na maior festa popular do Brasil. Participaram da reunião também os secretários municipais Ocimar Torres (Fazenda), Paulo Mascarenhas (Economia, Emprego e Renda), Jair Mendonça (Comunicação) e o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Paulo Costa Lima.

“A tendência comercial da festa está chegando ao limite e é preciso um redimensionamento do Carnaval, que mantenha o fator econômico, mas que também não perca o fator cultural”, afirmou Meirelles, salientando que, embora não seja possível fazer muitas mudanças este ano, já está discutindo a festa do próximo ano. “Vamos promover um fórum do Carnaval para repensar e encontrar soluções criativas para a festa, em articulação com a municipalidade, outras secretarias do Estado, o Ministério da Cultura, a academia, os produtores e associações carnavalescas”, disse.

Entre as mudanças previstas para este ano, o Prefeito João Henrique Carneiro anunciou que será utilizando o período ocioso da Barra.  “O carnaval no circuito Barra-Ondina vai começar às 14h e, com isso, os blocos afros, blocos de índio e afoxés vão desfilar mais cedo, a partir das 20h, o que vai permitir a sua exibição no horário nobre das transmissões televisivas em cadeia nacional”, disse o Prefeito.

O Carnaval do Pelourinho, que era de responsabilidade exclusiva do Estado, agora também vai ser organizado em integração com a Prefeitura. O Secretário Márcio Meirelles acertou com o Prefeito João Henrique que, além de infra-estrutura, quer a participação da Prefeitura, através da Fundação Gregório de Mattos, na organização do Circuito Pelourinho.

Como Carnaval deste ano homenageia o famoso sambista baiano Riachão, o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Paulo Costa Lima, sugeriu trazer grupos tradicionais de samba do Recôncavo para animar o carnaval do Pelourinho.