Dados ainda parciais, divulgados pela diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), indicam que foram vacinados, no último sábado (20), Dia Estadual de Vacinação contra Sarampo,  494 mil homens na faixa entre 12 e 39 anos, o que representa 56,22% da população alvo a ser imunizada. A coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Sesab, Fátima Guirra, adverte que apesar da prioridade dada à população masculina durante a campanha realizada sábado, todas as pessoas que ainda não foram imunizadas contra o sarampo devem procurar uma unidade municipal de saúde, a fim de receber sua dose de proteção.

O Dia Estadual de Vacinação contra Sarampo, aberto oficialmente pelo governador Jaques Wagner e pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, no município de Irecê, foi parte da estratégia da Sesab para controle do surto de sarampo registrado em municípios baianos no final do ano passado.

Até o final do mês, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, a Sesab dá continuidade à intensificação vacinal que está sendo realizada nas diretorias regionais de Saúde (Dires) onde foram notificados e/ou confirmados casos de sarampo, e também em municípios onde há grande fluxo turístico. Fátima Guirra lembra ainda que, independente destas ações, a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, é disponibilizada na rotina das unidades de saúde.    

A Sesab recebeu a notificação de dois casos de sarampo no município de João Dourado no dia 16 de novembro do ano passado. Após investigação, realizada em conjunto com o Ministério da Saúde, detectou-se que a confirmação dos primeiros casos ocorreu no período entre 27 de agosto e 2 de setembro, nos municípios de João Dourado e Filadélfia.

Desde então, foram confirmados 47 casos da doença, nos municípios de João Dourado (18), Filadélfia (26), Senhor do Bonfim (dois) e Irecê (um). Alguns casos ainda permanecem sob investigação, aguardando o resultado de exames laboratoriais, mas os últimos casos confirmados ocorreram entre 19 e 25 de novembro, em Filadélfia.

Desde a notificação dos primeiros casos até agora, a Sesab vem trabalhando em conjunto com o Ministério da Saúde e secretarias de Saúde dos municípios afetados, e todas as medidas preconizadas para o controle da doença, incluindo as ações de vacinação, estão sendo implementadas. Além do Dia Estadual de Vacinação, realizado no último sábado, a Sesab está desenvolvendo um trabalho de intensificação vacinal, contemplando diretorias regionais de Saúde e municípios onde houve notificação de casos, bem como cidades com grande fluxo turístico.

Também estão sendo mobilizados todos os profissionais de saúde das redes pública e privada, para que fiquem vigilantes a qualquer caso suspeito de sarampo – febre e exantema (manchas avermelhadas), acompanhados de tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, independente da idade e da situação vacinal –, para adoção das medidas de controle específicas.