A Secretaria da Saúde (Sesab) está recebendo hoje (26), do Ministério da Saúde, mais 350 mil doses da vacina tríplice viral, contra sarampo, rubéola e caxumba, para serem distribuídas entre as diretorias regionais de Saúde (Dires), que estão necessitando repor os estoques de vacinas, em função da grande demanda  registrada nos últimos dias. Técnicos da Vigilância Epidemiológica da Sesab trabalharão durante o final de semana, a fim de garantir que as vacinas estejam disponíveis nas unidades de saúde na próxima segunda-feira (29).

De acordo com dados ainda parciais divulgados pela Vigilância, 600 mil homens entre 12 e 39 anos, foram vacinados nos diversos municípios do estado no último sábado (20), Dia Estadual de Vacinação contra Sarampo. A Sesab continua desenvolvendo um trabalho de intensificação vacinal nas diretorias regionais que tiveram casos notificados e/ou confirmados de sarampo, e também em municípios de grande fluxo turístico.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Sesab, Fátima Guirra, lembra que a vacina contra sarampo está disponível na rotina das unidades municipais de saúde, e todas as pessoas que ainda não foram vacinadas devem procurar uma dessas unidades, para garantir a proteção contra a doença. . “Estamos num período de intenso fluxo turístico na Bahia, e como o vírus do sarampo ainda circula em países da Europa, Canadá e África do Sul, persiste o risco de pessoas infectadas chegarem ao Brasil e transmitirem a doença”, advertiu.

Desde a notificação dos dois primeiros casos de sarampo, em novembro do ano passado, no município de João Dourado, até hoje (26), a Sesab confirmou 47 casos da doença, nos municípios de João Dourado (18), Irecê (1),  Filadélfia (26), Senhor do Bonfim (2) e, mais recentemente, em Pindobaçu (1). Mais de 300 casos notificados como suspeitos foram descartados e outros 65 ainda estão sendo investigados, aguardando resultado de exames laboratoriais.