A ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), está em Salvador, discutindo a implantação de ações conjuntas a serem desenvolvidas pelos governos federal, estadual e municipal. A criação, pelo Estado, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e de Políticas Públicas para as Mulheres foi a principal razão da visita da ministra à Bahia, que  esteve hoje (29) na Governadoria, conversando com o governador Jaques Wagner  sobre o assunto.

“É um estado que, além de ter uma população de maioria negra, também tem  uma cultura afro muito pulsante e um histórico de luta do Movimento Negro. E  agora contamos com os governos estadual e federal perfeitamente alinhados para a execução de um planejamento de ações voltadas para a promoção da igualdade racial”, disse Matilde Ribeiro.

Com Wagner, ela falou sobre propostas de planejamento conjunto de ações, construção de indicadores, elaboração de pesquisas e monitoramento de políticas específicas. “O encontro foi muito positivo, até mesmo porque o governador Wagner conhece bem a estrutura do governo federal, assim como conhece bem o valor da cultura negra e está, seriamente, interessado na questão da inclusão racial e social na Bahia, o que facilita muito o trabalho em parceria”.   

Na agenda da ministra está programado um encontro amanhã (30) na Prefeitura de Salvador com o secretário municipal da Reparação, Gilmar Santiago. Hoje, antes do encontro com Wagner, ela reuniu-se com os secretários estaduais Luiz Alberto (da Igualdade Racial e Políticas Públicas) e Valmir Assunção (do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza).

A Seppir foi criada em 2003 pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, tendo como uma das suas principais ações a instituição do Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial, do qual participam 470 representantes de entidades governamentais e não-governamentais que trabalham pela promoção da igualdade racial.