No primeiro dia de atendimento da rede estadual para os alunos novos do ensino médio foram realizadas 63.760 matrículas em todo o estado. Desde o início do calendário oficial de matrícula já se matricularam cerca de 1,2 milhão de alunos em todos os níveis e modalidades de ensino. O processo de matrícula para o ensino médio dos alunos novos na rede estadual começou hoje (1º) e vai até sábado (3). O período é dedicado a estudantes oriundos das redes municipal e particular e àqueles que estavam sem estudar e desejam voltar à sala de aula. Este ano, o destaque é a oferta de vagas em colégios concorridos como o Thales de Azevedo e o Mário Augusto Teixeira de Freitas, em Salvador.

Em anos anteriores, os colégios mais procurados não chegavam a oferecer vagas para alunos novos, uma vez que já apresentavam total ocupação neste período. A atual oferta nesses colégios resulta do maior controle exercido pela Secretaria Estadual da Educação (SEC) em só permitir que a matrícula seja realizada nas escolas-posto informatizadas, com a presença dos alunos ou dos pais. Com isso, a oferta de vagas passou a ser mais democrática e transparente.

Levantamento realizado no final da tarde de hoje (1º) mostra números significativos de vagas em colégios exclusivos de ensino médio muito procurados na capital. São exemplos, o Thales de Azevedo no bairro do Costa Azul com 173 vagas, o Mário Augusto Teixeira de Freitas, em Nazaré, com 758 vagas, o Raphael Serravalle na Pituba com 370 vagas e o Manuel Novaes, no bairro do Canela, com 116 vagas. Essas quatro unidades escolares foram apontadas no ano passado como escolas com capacidade insuficiente de vagas diante da demanda.

A qualidade e a ampliação do ensino médio estão entre os principais alvos do atual governo para a educação no estado. Para essa modalidade estão sendo definidas metas de crescimento do acesso e de maior qualidade no ensino-aprendizagem. Dados do último censo escolar revelam que apenas 27% da população baiana em idade regular para cursar o ensino médio (entre 15 e 17) são atendidos. Por isso, a meta é chegar a pelo menos 40% nos próximos quatro anos.

A demanda pelo ensino médio tem sido cada vez maior, uma vez que o atendimento ao ensino fundamental foi praticamente universalizado, alcançando 98% da população em idade escolar. Na medida em que os alunos vão concluindo o ensino fundamental, passam a ingressar nas séries iniciais do ensino médio, aumentando a necessidade de escolas. Em 2006, foram construídas 23 escolas com oferta de ensino médio, gerando mais de 18 mil novas vagas.

A Secretaria Estadual da Educação (SEC) assegura que há vagas para todos. Os interessados devem se dirigir a uma das 611 escolas-posto informatizadas distribuídas pelo estado, sendo 197 na capital e 414 no interior. O atendimento tem sido tranqüilo e sem filas, porque com a informatização não é preciso comparecer necessariamente à escola onde se pretende estudar. Qualquer posto de atendimento realiza matrícula para todas as escolas.

È necessário apresentar três fotos 3X4, original e xérox da carteira de identidade, certidão de nascimento e transferência ou atestado de escolaridade. Outras informações e consultas às escolas-posto informatizadas em cada região, estão disponíveis pelo 0800-285-8000 e no site www.sec.ba.gov.br/matricula2007.