Dois técnicos do Programa do Leite estão visitando os municípios de Santa Bárbara, Feira de Santana e Alagoinhas, para apurar denúncia divulgada na imprensa sobre possível desvio de grande quantidade de leite e da má qualidade do produto distribuído em creches e pré-escolas. Cerca de 5 mil embalagens de meio litro com o selo do Programa foram encontradas em alguns laticínios não credenciados no município de Santa Bárbara, beneficiado com a distribuição de 376 litros de leite por dia.

Os técnicos Fabrício Souza e Janaína Peralta, integrantes da equipe do Programa do Leite da Superintendência de Inclusão e Assistência Alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, trabalham em conjunto com um técnico de inspeção da Agência de Desenvolvimento Agrário da Bahia (Adab), que está coletando amostras do leite produzido e distribuído nos três municípios para análise em laboratório, a fim de atestar o cumprimento dos padrões mínimos de qualidade.

A viagem se estenderá a Feira de Santana, município no qual o leite teria sido desviado ou devolvido por se encontrar fora dos padrões de qualidade exigidos pelo Programa. A equipe está visitando algumas famílias e instituições beneficiadas pelo Programa do Leite, com o objetivo de avaliar a qualidade da execução do programa e o impacto real na vida das comunidades atendidas. O relatório da viagem vai orientar a adoção de medidas administrativas, caso as denúncias sejam comprovadas, e servirá também para aperfeiçoar o programa, já de olho na sua ampliação.