“Pela primeira vez em 25 anos um diretor da Secretaria da Saúde (Sesab) visita o Hospital de Ipiáu”. A declaração foi feita por um grupo de servidores ao diretor da Rede Própria da Sesab, Abelardo Menezes, que esteve ontem (01) na unidade para dar posse ao novo diretor, Adilson Barreto Duarte. O gestor é filho de Ipiaú, dentista e já foi vereador pelo Partido dos Trabalhadores, em três mandados consecutivos.

Construído há mais de 25 anos, Hospital de Ipiaú tem capacidade para 50 leitos, mas nos últimos três meses vem apresentando baixas taxas de ocupação. “As enfermarias estão fechadas. No centro cirúrgico, que dispõe de duas salas, somente uma está em funcionamento. Em dezembro, tivemos a mais baixa ocupação, ficando em apenas 23%”, explicou o diretor Menezes.

“È desejo do secretário da Saúde, Jorge Solla, empossar todos os novos diretores das unidades de saúde, mas como recebemos um abaixo-assinado dos funcionários solicitando um novo diretor, uma vez que a diretoria anterior havia pedido exoneração e o hospital estava sem gestor, imediatamente eu fui designado a empossar Duarte no cargo”, disse Menezes.

A primeira medida a ser adotada pela nova direção será a realização de um inventário, que servirá para checar os equipamentos, mobiliário e material de consumo existentes no hospital. Menezes explicou que a unidade necessita de reparos urgentes nas áreas de atendimento. “Há algum tempo, foi promovida uma reforma, mas sem nenhum planejamento”,  afirmou o médico. O Hospital de Ipiaú atende nas áreas de obstetrícia, cirurgia geral, clinica médica e pediatria.