A Secretaria da Administração (Saeb) vai treinar cinco mil servidores para licitações públicas mais transparentes e competitivas, utilizando recursos de videoconferência, além dos 800 que assistirão a aulas presenciais em Salvador. O objetivo anunciado hoje (5) na aula inaugural do Curso de Licitações e Noções de Contratos Administrativos, que reuniu 44 servidores de diversas unidades gestoras do Estado.

Segundo o coordenador da Central de Licitações da Saeb, Adriano Gallo, o objetivo é capacitar o maior número de servidores para compor comissões de licitações e atuar como pregoeiros. “O Estado precisa de pessoas com conhecimento específico, direcionado, para a área de compras públicas. Além das capacitações, serão promovidas reciclagens para troca de experiências e uniformização de procedimentos”, explicou Gallo.

Até sexta-feira, os servidores estudarão a Lei Estadual de Licitações (9.433/05) e vão exercitar a elaboração dos editais, incluindo o projeto básico, para tornar as licitações mais transparentes e competitivas e otimizar a utilização dos recursos públicos.

O conteúdo programático agradou os servidores, como o capitão Antonio Carlos de Oliveira, lotado na Casa Militar. “Ganhamos em dinamismo. O curso é imprescindível tanto para adquirir novos conhecimentos como para reciclagem de informações”, declarou o capitão. O curso é ministrado pelo coordenador do Núcleo de Licitação, Contrato e Convênio da Secretaria do Planejamento (Seplan), Gustavo Moris. No final do curso, todos os servidores vão receber certificados. As respostas das perguntas mais freqüentes irão compor um banco de dados e ficará à disposição dos servidores no site Comprasnet.Ba.

Para a servidora Conceição Ferreira, membro da comissão de licitação do Centro de Recursos Ambientais (CRA), o evento aproxima ainda mais as unidades gestoras com a Saeb. “A expectativa sempre é positiva. Qualquer novidade que venha somar na realização de nossas atividades é bem-vinda. Em pontos como especificação de objetos e contratação, a orientação da CCL tem sido fundamental”, afirmou.

O próximo curso presencial, a ser realizado pela Saeb, é de formação de pregoeiros, de 5 a 9 de março, na Universidade Corporativa do Serviço Público, unidade Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), com carga horária de 20 horas. As secretarias, autarquias, fundações e demais órgãos estaduais interessados em inscrever servidores devem entrar em contato com a Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Saeb pelo telefone (71) 3115-3151, fax 3115-1590 ou pelo e-mail ucs@saeb.ba.gov.br.

As videoconferências estão previstas para acontecer nos dias 6 e 13 de março, com imagens geradas do Instituto Anísio Teixeira (IAT) em Salvador para 40 pontos no Estado,  disponibilizados nas Diretorias Regionais de Educação (Direcs) do interior, com capacidade para 30 servidores cada. Nas unidades de Feira de Santana e Itapagipe, serão ofertadas 60 vagas. Mais de 1,2 mil servidores devem ser beneficiados nesses dois primeiros cursos. A expectativa é a realização de quatro videoconferências este ano.