Assim como a alegria gerada pelo trio elétrico, a harmonia do trio Governo do Estado, Prefeitura de Salvador e artistas também será uma característica do Carnaval baiano em 2007. Essa foi a idéia transmitida pela Associação dos Produtores de Axé para o Desenvolvimento da Música da Bahia (ApaBahia), ao promover, hoje (7) à noite, a uma semana da folia, o Ato de Confraternização do Carnaval. O coquetel animado pelo grupo Paroano Sai Milhó foi realizado no Forte São Marcelo. O objetivo foi consolidar a importância da parceria entre governos e os cantores que arrastam multidões na festa.

“Será o primeiro Carnaval de parceria total do século 21: artistas junto com governos estadual e municipal perfeitamente alinhados, comungando das mesmas idéias, e contando também com o apoio do governo federal”, afirmou o governador Jaques Wagner. “É uma confraternização em que estamos antecipando a sinergia  que vai transbordar  para as ruas de Salvador durante o Carnaval”, completou.

Wagner contou que sempre foi folião do Carnaval baiano. “Lembro que, na década de 70, já saía curtindo o Carnaval como folião-pipoca. Daí porque acho muito importante essa parceria em que os artistas fazem a festa em um espaço público e os governos organizam de forma a também permitir a participação do folião que não pode comprar abadá ou ingresso para camarote”, disse.

Para o prefeito João Henrique, o Ato de Confraternização do Carnaval representou “a celebração antecipada da chegada da alegria à cidade pelos atores envolvidos com a organização e produção da festa, seja da iniciativa privada ou pública”. João Henrique agradeceu mais uma vez o apoio dado pelo governo estadual à Prefeitura para a elaboração da festa. “É um novo governo que já inicia com um aporte mais significativo do que recebemos nos anos anteriores”.

O Estado assegurou à Prefeitura um repasse de R$ 4 milhões, 33% a mais que no ano passado, para contribuir com os gastos municipais em infra-estrutura e contratação de trios elétricos independentes. Outros R$ 20 milhões serão aplicados, diretamente pelo Estado, em áreas como saúde e segurança.

“Aqui do Forte São Marcelo, temos uma noção da importância que sempre foi defender a cidade e, hoje, juntos, defendemos nosso Carnaval, a partir de sua importância cultural, tendo como partida esse evento que é uma espécie de abre alas da nossa folia”, declarou o diretor-executivo da ApaBahia, André Simões.

Artistas

As estrelas do Axé Music prestigiaram o evento, destacando a importância da participação do poder público para assegurar a democratização da festa. “Temos que cada vez mais solidificar esse elo com os governos para que caminhemos sempre em uma só direção”, afirmou o cantor Tatau, do grupo Araketu. “No caso do Estado, é um governo que está começando e já demonstra que quer fazer o melhor, por isso, a gente torce para que tudo dê certo, inclusive, para que tenhamos mais encontros para discutir o Carnaval ao longo do ano, tornando-o sempre cada vez melhor”, disse a cantora Daniela Mercury.

“A gente fica muito feliz de estar aqui se integrando ao novo governo e consolidando a parceria já existente com a Prefeitura para fazermos um carnaval 100%, gerando a melhor imagem da Bahia para o mundo”, declarou o vocalista de banda Asa de Águia, Durval Lélis. “É uma parceria de um trio que vai dar muito certo, sim, porque todo mundo quer a mesma coisa: o sucesso do Carnaval da Bahia”, disse a cantora Ivete Sangalo.

Margareth Menezes, Ricardo Chaves, Sarajane, Luiz Caldas, Cid Guerreiro, Carlinhos Brown, Gerônimo, André Lélis e Reinaldo, do grupo Terra Samba, também participaram do evento, entre outros artistas. Para o Carnaval de 2007 está prevista a participação de 227 entidades, entre blocos de trio, afoxés e outras manifestações culturais. O evento será aberto no dia 15, à noite, com a entrega das chaves da cidade ao Rei Momo, em Cajazeiras.