Artesãos de vários municípios baianos expõem seus trabalhos para venda direta ao consumidor neste final de semana (10 e 11), na 40ª edição da Feira Baiana de Artesanato promovida pelo Instituto Visconde de Mauá – autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte – em parceria com o Sebrae.

O evento reúne gente como a artesã Alide Correia, 64 anos, que há quase 50 trabalha com tecelagem e macramê e participa desde a primeira edição da feira. Ela tem uma pequena oficina em Salvador, onde produz peças e dá aulas de tecelagem, e vende, em média, R$ 500 nas promoções do Mauá.

A estrutura do evento inclui 125 barracas em tamanho padrão, praça de alimentação com 20 barracas e 17 toldos. A feira funcionará das 16h às 22h, no Jardim dos Namorados (Pituba), onde o público terá oportunidade de comprar bijuterias, tecelagem, produtos em cerâmica, fuxico, entre outros, diretamente dos artesãos, o que barateia o produto.

Participam da feira artesãos dos municípios de Salvador e Região Metropolitana, Nova Soure, Nova Fátima, Retirolândia, Valente, Itagi, Itabuna, Maragogipinho, Iaçu, Ibiquera, Igrapiúna, Saubara, Inhambupe e Curralinho, além das localidades de Vila Sauípe, Sauípe e Diogo. Também estarão presentes índios pataxó de Porto Seguro e várias associações de artesãos.

Na sua última edição, a Feira Baiana de Artesanato movimentou aproximadamente R$ 100 mil, atraindo um público de 15 mil pessoas. O evento tem o apoio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e do Banco do Nordeste.