Cerca de 425 servidores de diversas categorias do Grupo Ocupacional Serviços Públicos de Saúde foram promovidos de acordo com a Lei 8.361/02 e Decreto de número 9.476/05. A listagem dos promovidos foi publicada no Diário Oficial do último dia 26 de janeiro. O Plano de Carreira dos servidores da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) é composto de classes. A promoção consiste na passagem de uma classe para a imediatamente superior, desde que o servidor atenda aos critérios estabelecidos.

De acordo com a Diretoria de Administração de Recursos Humanos, ligada à Superintendência de Recursos Humanos da Sesab, este ano, 242 profissionais passaram para a Classe II; 171 para a III e 12 para a Classe IV. Os 423 são todos da Sesab. Os outros dois são, respectivamente, da Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social (Setres) e da Secretaria da Educação do Estado (SEC).

O servidor para ser promovido precisa atender a alguns critérios. O primeiro deles é o interstício mínimo de três anos em cada classe. É preciso apresentar atestado de comprovação do efetivo exercício de atividades inerentes ao cargo, assinado pelo chefe imediato ou pelo diretor da unidade. Para a carreira de auxiliar de serviço de saúde, é preciso ter o curso de profissionalização com carga horária mínima de 80 horas.

No caso do servidor ser um técnico em serviços de saúde, faz-se necessário ter o curso de atualização profissional, com carga horária mínima de 160 horas. Para os graduados em nível superior, a pós-graduação deverá ter, no mínimo, 360 horas. Para cada curso, a carga horária deve ser integralizada em um único curso.

Todo ano, os servidores da área da Saúde pertencentes ao Grupo Ocupacional Serviços Públicos de Saúde que atenderem aos requisitos são promovidos. Assistente social (41), auditores financeiro (01) e odontólogo (01) e médico (04); auxiliares de enfermagem (54); biólogo (01); enfermeiro (139); farmacêutico (38); fisioterapeuta (10); médico (58); médico veterinário (04); nutricionista (23); odontólogo (28); psicólogo (07); sanitarista (01); técnicos em higiene dental (01) e patologia clínica (05) e terapeuta ocupacional (03) foram as categorias contempladas.