Os 1.310 candidatos aprovados no concurso vestibular 2007 da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) já podem preparar os documentos para efetuar as matrículas nos 26 cursos de graduação oferecidos pela instituição. O resultado do vestibular foi homologado ontem (8), pelo reitor Antônio Joaquim Bastos da Silva.

Os candidatos aprovados deverão comparecer de quarta (14) a sexta-feira (16), no Campus Soane Nazaré de Andrade, no bairro Salobrinho, em Ilhéus, conforme o calendário previamente definido. As matrículas serão feitas nos respectivos colegiados de curso.

Dos 14.407 candidatos que concorreram, a abstenção registrada foi de 12,19%, – a maior da história dos vestibulares da instituição – correspondendo a 1.757 candidatos. Esse número foi puxado pelo Curso de Medicina, cuja concorrência foi de 53,95 candidatos/vaga. Já o índice de vestibulandos eliminados, por estarem portando telefone celular e outros dispositivos eletrônicos na sala ou no ambiente de provas, foi de 114 (0,79%) do total de candidatos.

Na sua mensagem aos futuros calouros, o reitor Antonio Joaquim Bastos da Silva afirma “que a Uesc vem instituindo um processo de franca expansão dos cursos de graduação, isso porque tem acompanhado o desenvolvimento das transformações de natureza técnica e científica que vêm ocorrendo em escala mundial, aliadas aos compromissos de respeito à diversidade cultural e justiça social. A instituição tem contribuído de forma complementar para a formação reflexiva, investigativa e socialmente comprometida dos nossos estudantes”.

A Uesc proporciona oportunidades de inserção em atividades de ensino, pesquisa e extensão, através da disponibilidade anual de 45 bolsas de monitoria, 227 bolsas de iniciação científica (PROIIC-Uesc, Pibic-CNPq e FAPESB) e 65 bolsas de extensão.

Como estratégia afirmativa voltada para alunos de escolas públicas de ensino médio, a Secretaria de Educação e a Uesc garantem acesso gratuito a cursos pré-vestibulares, tendo disponibilizado 3.958 vagas para concluintes do segundo grau das escolas de Ilhéus, Itabuna, Canavieiras, Coaraci, Itajuípe e Una.

“O esforço da universidade na defesa e no fortalecimento do ensino superior público deve ter uma contrapartida por parte do vestibulando aprovado. Ao ingressar na universidade pública, torna-se necessário que o estudante se conscientize de sua condição de universitário e assuma o compromisso de estudar, pesquisar, participar de projetos que visem ao bem comum, exercer a cidadania, sempre com o objetivo de ampliar cada vez mais os seus conhecimentos, tornando-se artífice do seu desenvolvimento e capaz de colaborar com o progresso da sociedade”, conclui.

A pró-reitora de Graduação, Adélia Pinheiro, alerta aos candidatos aprovados para que providenciem a documentação para a matrícula, que será realizada de 14 a 16 de fevereiro, nos colegiados dos respectivos cursos. Lembra que o não-comparecimento do candidato na data determinada para a matrícula implicará na perda total do direito à matricula na Uesc.