Melhorar o escoamento da produção e acelerar a economia do estado. Com esse objetivo foi assinado sábado (10) um convênio entre os governos federal, estadual e municipal para o estudo de viabilização dos projetos ambientais da Via Expressa Portuária de Salvador. A solenidade aconteceu no Hotel Othon Palace e contou com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do estado Jaques Wagner, do prefeito de Salvador João Henrique, dos ministros dos Transportes Paulo Sérgio Passos, da Casa Civil Dilma Rousseff, do diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Mauro Barbosa da Silva, e do secretário de Infra-estrutura do estado Antonio Carlos Batista Neves.

Wagner começou o seu discurso dizendo que, em mais um dia, mais uma ação em benefício à população baiana. Para ele, a assinatura desse convênio vai concretizar um dos itens do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), representando para a Bahia a possibilidade real de ampliação da área de container do Porto de Salvador, que poderá ser feita por uma Parceria Pública e Privada (PPP).

“A Via Expressa, que disponibiliza um recurso de R$ 190 milhões, vai representar  não só a ampliação da capacidade de operação do porto, mas também melhorar o tráfego de cargas pesadas que não mais precisará cortar as ruas de Salvador. A linha seguirá direto da BR-324 até o Porto, facilitando o escoamento da produção do estado”, disse Wagner.

O governador ressaltou que essa obra tem bem a cara do PAC, tendo em vista que aponta o crescimento do porto, significando a melhoria da saída e da entrada de produtos no estado, assim aumentando a produção da Bahia. “A parceria entre as três esferas de governo – federal, estadual e municipal – considero fundamental para o crescimento do estado”.

A obra consiste na ligação do Porto de Salvador até a BR 324 e deverá ser licitada em 300 dias, logo após o estudo. Serão construídas alças de acesso, túneis, barreiras New jersey, vais marginais, canais, viadutos e outros serviços, além de desapropriações. Os serviços serão executados pelo Departamento de Infra-Estrutura do Estado da Bahia (Derba).

De acordo com o ministro dos Transportes,  Paulo Sérgio Passos, essa é uma obra que faz parte do PAC, tendo em vista que vai viabilizar o crescimento econômico do estado. “Pela própria natureza do programa que é de estimular o crescimento econômico e o desenvolvimento é necessário considerar alguns projetos a exemplo dessa Via Expressa Portuária de Salvador”.

Passos também falou de outras ações da área de infra-estrutura que serão realizados na Bahia com finalidade de assegurar bons acessos e tranqüilidades marítimas aos portos. “Os portos de Aratu, Salvador e Ilhéus serão objetos de ação do governo para que eles possam receber com tranqüilidade as embarcações que demandam melhores instalações portuárias”.

Nas questões ferroviária e rodoviária, os investimentos serão no anel ferroviário de Cachoeira/São Félix, na variante Camaçari/Aratu, ações da BR-324, Salvador/Feira de Santana e na recuperação da BR-116, partindo de Feira até o limite com o estado de Minas Gerais. Além disso, foi incluída no PAC a adequação de capacidade da BR-101, de Palmares (Pernambuco) até o entroncamento com a BR-324.

Para o secretário da Infra-Estrutura Batista Neves essa é uma obra de grande importância para a Bahia dar os primeiros passos para a aceleração do crescimento e resgatar a eficiência do Porto de Salvador. “Essa via vai alavancar a exportação e dar melhores condições para os navios que virão aportar em Salvador. O estado só vai ganhar com a obra, tendo em vista que vai aumentar o volume de exportação e importação de produtos”.