A 40ª edição da Feira Baiana de Artesanato, promovida pelo Instituto Mauá e pelo Sebrae, levou mais uma vez a riqueza do artesanato baiano produzida em 17 municípios a cerca de 11 mil visitantes. Instalada no Jardim dos Namorados, no bairro da Pituba, a feira contou com 125 barracas padronizadas de produtos de artesanato, 17 toldos, além da praça de alimentação, com uma variedade de pratos típicos da culinária da Bahia.

 Desde a primeira edição, a presidente da Associação dos Artesãos do Raso de Nova Soure, Zenaide Barbosa, participa da feira, que oferece a vantagem da venda direta ao consumidor. De acordo com ela, o evento é de fundamental importância para o escoamento da produção. “Somos 46 mulheres que produzimos arte em retalho como o fuxico, bordado a mão e crochê”, conta a artesã.

Segundo Zenaide, a associação também exporta produtos para a Espanha e Estados Unidos, além de vender a lojas de decoração e para o próprio Mauá, unidade da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Encantados com o trabalho exposto na barraca de Zenaide, o casal de franceses Arno e Flor Malerbe – que mora na Bahia há dois anos – elogiaram a beleza e os detalhes das colchas e panos de prato produzidos pelas artesãs de Nova Soure, cidade a 280 quilômetros de Salvador.

A pedagoga Gilvânia Jucá e o engenheiro Márcio Jucá são freqüentadores da feira há mais de um ano. “Visitamos sempre e compramos, principalmente, artesanato em pedras”, diz Gilvânia. O casal comprou um colar de pedras na barraca de Fernando Riccardi que há dois anos participa da feira. ele lembrou da importância do evento na divulgação e valorização do artesanato baiano. “O artesão é antes de tudo um artista”, observa Riccardi, sugerindo que Salvador tenha uma feira de artesanato permanente.  

Desta vez, o evento movimentou aproximadamente R$ 86 mil. Nos dias 3 e 4 de março, acontece a próxima edição da Feira Baiana de Artesanato, que conta com o apoio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e do Banco do Nordeste do Brasil.