O Carnaval no estilo tradicional organizado pelo governo estadual e a prefeitura no Centro Histórico de Salvador tem como uma de suas marcas registradas a tranqüilidade.  Além dos mais de 350 policiais militares trabalhando diariamente nos três turnos –  seja nos elevados ou circulando em duplas, patrulhas ou trios- a PM conta ainda com tecnologia israelense para garantir a segurança na área. São 12 câmeras com giro de 360 graus, monitoradas 24h de dentro do quartel.  

Instalados em pontos estratégicos, os equipamentos são tão nítidos que captam detalhes pequenos. “”Aqui temos uma sincronia  entre homem, máquina e homem, pois quando os monitores captam algum movimento diferente acionam os PMs que estão patrulhando a área””, afirmou o tenente-coronel Hélio Alves Gondim.

No quartel da tropa instalado no local,  foi montada toda uma estrutura para facilitar a ação dos policiais que estão trabalhando. Na praça de alimentação, por exemplo, eles assistem filmes antes de pegar no batente. Ontem, o Grupo de Teatro Tiradentes, formado por policiais militares, levou de forma bem humorada a mensagem de que era preciso fazer uma abordagem pacifica. “”Antes do grupamento pegar no serviço, fazemos um trabalho de diagnose para saber se estão todos bem e em condições de trabalhar””, explicou o comandante Gondim.

Segundo o major Anildo, no comando da área até as 20h do sábado de Carnaval a PM não registrou nenhuma ocorrência no Circuito Batatinha, como é chamado  o espaço no Centro Histórico. “”É um Carnaval de paz e tranqüilidade, com a presença de pessoas de todas as idades e muitos turistas””, afirmou.

No estande do Corpo de Bombeiros montado no Terreiro de Jesus,  até as 20h de sábado não havia sido registrada nenhuma ocorrência. “”Normalmente, prestamos socorro a  vítimas de incidentes, geralmente pessoas alcoolizadas que se machucam ou que se envolvem em brigas,  mas hoje e ontem durante todo o dia foi muito tranqüilo””, explicou o capitão da PM Gilvam Macedo.

Já ma Delegacia de Proteção ao Turista foram registradas 24 ocorrências, entre roubos, furtos e outros delitos. No inicio da noite, nove pessoas se encontravam na delegacia, detidas em flagrante, informou a delegada de plantão, Eva Ferreira. Ela recomenda aos turistas que evitem circular com  objetos de valor e que saiam com pouco dinheiro.