Eva, Cheiro de Amor e Babado Novo. Do camarote oficial, o governador Jaques Wagner conferiu de perto, hoje (18), o desfile dos blocos tradicionais do circuito do Campo Grande. Junto com alguns secretários e diversas autoridades ele percorreu também os camarotes da Prefeitura de Salvador, da Câmara de Vereadores e da Bahiatursa. Após a visita, Wagner seguiu para o Rio de Janeiro onde assiste ao desfile das Escolas de Samba.

“Estive ontem (17) em Pernambuco e hoje vou para o Rio de Janeiro. Isso porque a Bahia e esses estados formam agora o Triângulo da Folia. São três jeitos diferentes de brincar, que mostram a capacidade brasileira de fazer a alegria”, afirmou o governador. O trajeto até os camarotes foi feito a pé. Durante o caminho o governador foi cumprimentado por dezenas de foliões.

Do camarote, ele recebeu a atenção dos cantores. Cláudia Leite, da Babado Novo, deu às boas vindas e desejou sucesso. Saulo Fernandes, da Banda Eva também fez questão de saudá-lo. Os secretários que acompanharam Jaques Wagner aproveitaram para fazer uma análise da festa. Domingos Leonelli, do Turismo, já fez uma lista das modificações que pretende implantar a partir do próximo ano. Gestão unificada da festa, fiscalização mais efetiva e a adoção de um modelo de negociação para as cotas de patrocínio, são os pontos principais.

Pela primeira vez no Carnaval de Salvador, a secretária da Casa Civil, a catarinense Eva Maria Chiavon, elogiou a forma pacífica como os foliões convivem durante a festa. “Os baianos dão uma aula de diversão e boa convivência. O objetivo da nossa equipe é tornar essa festa ainda mais participativa”, disse. Chiavon destacou ainda a geração de postos de trabalho. “A Secretaria do Trabalho e Renda implementou um política fundamental para que esses trabalhadores tenham um contrato.  Queremos que os direitos deles sejam garantidos”.

O secretário de Relações Institucionais, Rui Costa, destacou algumas ações diferenciadas que o Estado programou para este ano. “Em pouco tempo de governo já vemos uma valorização maior da cultura popular”, afirmou.

No Camarote da prefeitura de Salvador, Wagner esteve ao lado do prefeito João Henrique. Juntos, cumprimentaram o povo e também o grande homenageado da folia este ano, o sambista Riachão. Na plataforma da Câmara de Vereadores, a recepção foi feita pelo presidente da casa, Valdenor Cardoso.