Entre a abertura do Carnaval,  na quinta-feira (15) e o início da manhã de hoje (19), foram registradas 1.280 ocorrências nos circuitos da festa (28% a mais do que em igual período no ano passado), a maioria entre a Barra e Ondina (936). De acordo com o Centro de Documentação e Estatística Policial (Cedep), aconteceram 249 casos de lesões corporais, 47 de agressões físicas/rixas, 809 furtos e 105 roubos, além de 56 ocorrências de uso e porte de drogas e dez de tráfico.

Nos quatro primeiros dias do Carnaval houve quatro tentativas de homicídio nos circuitos Dodô (três casos) e Osmar (um), cujas vítimas foram medicadas e não correm risco de morte.  Na madrugada do sábado, Édson Souza Santos, 24 anos, foi preso em flagrante e autuado na 14ª Delegacia logo após ter esfaqueado dois foliões na Barra. Outras duas tentativas de homicídio (arma de fogo e espancamento) aconteceram na madrugada de hoje no Farol da Barra e uma terceira (arma de fogo) na Rua do Cabeça, no Centro. A Polícia está buscando identificar os autores.

Os procedimentos policiais, desde o início do Carnaval, totalizam 1.058 (17,7% a menos em relação ao período entre quinta-feira e a manhã de domingo no Carnaval passado) , 877 deles verificados entre a Barra e Ondina, o que representa um incremento de 26,7% naquele circuito. Envolvidas em brigas e desordem, 1.032 pessoas foram detidas entre quinta-feira e a manhã de hoje, quando ocorreram 12 prisões em flagrante, duas apreensões de arma de fogo (Orla) e 12 apreensões de arma branca (oito na Orla e quatro no Centro).  

Carnaval de bairro

Em Cajazeiras foram registradas, entre quinta-feira e o início da manhã de hoje, 14 ocorrências de agressão física/rixa e uma de lesão corporal. A polícia apreendeu duas armas brancas e deteve 23 pessoas. No Carnaval de Itapuã aconteceram sete casos de agressão física, dois furtos e dois roubos. Na Liberdade, foram três furtos e, em Pau da Lima, 13 ocorrências de agressão física e uma de lesão corporal. Em Periperi, onde ocorreram dois casos de agressão física e um furto, a polícia deteve 26 pessoas. Esses cinco bairros contam com Delegacias Especiais de Área (DEAs).

Fora do circuito carnavalesco registraram-se 53 ocorrências desde quinta-feira. Foram três casos de agressão física/rixa, seis de lesão corporal, dois de tráfico de drogas, 32 furtos e nove roubos, além de uma tentativa de homicídio. A polícia fez 67 detenções, cinco prisões em flagrante e apreendeu uma arma branca. Todas as delegacias funcionam ininterruptamente neste Carnaval, em plantões de 24 horas, mesmo nos bairros onde não há programação festiva.