Está sendo considerado normal o plantão de Carnaval na Hemoba. Segundo a diretora da fundação, Ângela Zanetti, as solicitações de sangue e hemoderivados pelos hospitais de emergência estão dentro da expectativa.

“Nosso plantão está normal. Não estão faltando bolsas de sangue. Nesses dias, a Hemoba não enfrentou dificuldades para atender aos pedidos de bolsas de sangue. Isso graças à solidariedade das pessoas que compareceram aos postos de coleta e fizeram suas doações”, afirmou a diretora.

Ela declarou que depois do Carnaval é preciso que a população continue doando, “para que o órgão não venha a ter falta de sangue e hemoderivados para o atendimento à rede hospitalar do SUS”.

A fundação volta a fazer coleta de sangue nesta quarta-feira, a partir das 13h. Os serviços ambulatoriais são mantidos durante todo o Carnaval. Os pacientes hemofílicos e aqueles que precisam de transfusão de sangue receberão o atendimento normalmente.

Vigilâncias

As vigilâncias Epidemiológica e Sanitária estão funcionando em regime de plantão no Laboratório Central (Lacen). Para Juarez Dias, técnico da Vigilância Epidemiológica da Sesab (Divep), o movimento está normal.

“Tivemos registrados um caso de malária, de uma pessoa procedente de Manaus (AM), dois casos confirmados de hepatite, seis casos suspeitos de meningite, sendo que quatro já foram confirmados laboratorialmente, e 15 casos suspeitos de raiva, com apenas uma confirmação, em Itapetinga, mas de raiva bovina”, explicou Juarez.

Ele disse que essas notificações correspondem a todo o estado. “O importante é que é feriado, mas o sistema continua em alerta”, destacou.

O secretário da Saúde, Jorge Solla, esteve hoje (20), no final da manhã, visitando as equipes de plantão no Lacen. Na oportunidade, ele verificou como está sendo feito o monitoramento das ações de saúde.

Durante todos os dias do Carnaval, a Vigilância Sanitária (Divisa) promoveu ações educativas, orientou e inspecionou estabelecimentos prestadores de serviços, indústrias de água mineral e centrais de esterilização, evitando a oferta de produtos contaminados.