Reavaliação do plano de cargos e salários, realização de concurso público e criação de um plano de capacitação. Essas são algumas das novidades que os servidores da Companhia de Engenharia Rural (Cerb) terão esse ano. Elas são resultado do seminário Apresentando Nossa Empresa, realizado no mês de janeiro pela diretoria e que envolveu os 800 funcionários da Cerb distribuídos por todo o estado. As mudanças foram apresentadas durante a abertura dos trabalhos de elaboração do planejamento estratégico hoje (28), na Fundação Luís Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo.

Os empregados da Cerb, juntamente com a nova diretoria, se reuniram para início dos trabalhos de elaboração do Planejamento Estratégico. O encontro contou com uma palestra do professor Victoriano Garrido com o tema Feliz planejamento através de boas escolhas.  “O objetivo deste governo é tornar mais abrangente o atendimento da Cerb ao homem do campo, aumentando a oferta de água na zona rural e resgatando o desenvolvimento socioeconômico do semi-árido. Vamos nos estruturar para atender a essa demanda”, disse o presidente da Cerb, Cícero Monteiro.

O seminário Apresentando Nossa Empresa foi realizado na sede da Cerb, na capital, e em oito dos 11 escritórios do interior, abrangendo todos os funcionários. O objetivo foi fornecer conhecimento à nova diretoria de todas as suas áreas, programas e projetos que serviriam de subsídio para a realização de um diagnóstico da empresa, o qual será de grande importância para desenvolvimento de um planejamento estratégico para os próximos quatro anos. 

As mudanças a serem implementadas na Cerb foram apresentadas pelo engenheiro César Ramos, que é assessor da presidência. “Avaliamos as áreas de Gestão de Pessoas, Tecnologia da informação, Gestão Financeira e Planejamento e Gestão. Desse trabalho retiramos propostas que beneficiam a todos na empresa”, esclareceu Ramos.

Planejamento

Os empregados participarão ativamente de todas as etapas previstas no planejamento.  A partir de amanhã (01) acontecerá outro seminário de planejamento de desenvolvimento de lideranças, desta vez com o corpo gerencial.  Os trabalhos prosseguem até julho. Os encontros que serão realizados nos meses de abril, maio, junho e julho discutirão a consolidação da identidade organizacional, definição e operacionalização das estratégias e implantação de um plano de avaliação do desenvolvimento estratégico, tático e operacional.

Para o presidente da Cerb, Cícero Monteiro, o planejamento estratégico vai estabelecer um direcionamento a ser seguido pela Cerb e o resultado positivo do processo vai depender do comprometimento de todos os colaboradores. Os resultados dos seminários realizados em janeiro comprovam a eficácia e resposta rápida da gestão participativa. “Quem sabe dos problemas e pontos fortes de uma empresa são os funcionários”, disse o presidente.

O secretário de Meio Ambiente, pasta à qual a Cerb é subordinada, Juliano Matos, participou da abertura dos trabalhos e destacou a importância de se fazer uma gestão participativa e estrategicamente planejada. “Nós passamos grande parte do dia envolvidos na rotina das tarefas sem refletir sobre elas. Ao pararmos para fazer um planejamento passamos a pensar sobre o que é o nosso trabalho, as ações que o envolvem e os resultados”, disse. Ele classificou a Cerb como o braço operacional da Semarh.

O superintendente de Recursos Hídricos, Júlio Rocha, destacou a relevância da empresa dentro da estrutura da Semarh e como parceira da SRH. “Nós temos muitos desafios para os próximos anos e temos que estar afinados para conseguir alcançá-los. A Cerb é o instrumento mais importante para a consolidação da meta do governo Wagner de levar água para 95% da população da Bahia”, afirmou.