O Setor de Meteorologia da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) divulgou hoje (dia 05) o prognóstico climático para a Bahia para os meses de março, abril e maio. O panorama projeta 40% de probabilidade de as precipitações serem normais, ou seja, em torno da média histórica em todo o território baiano. As chuvas mais intensas nesse período serão registradas nas regiões Norte, Nordeste, Recôncavo, Sul e na faixa centro-leste da Chapada Diamantina.

Os especialistas destacam que em virtude da grande variabilidade espacial e temporal, poderão ocorrer chuvas em maior quantidade em algumas localidades do que em outras.

Também é possível a ocorrência de eventos extremos de chuva e episódios de veranicos (oito ou mais dias consecutivos sem chuvas), associados à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). A ZCIT é apontada como o principal sistema meteorológico responsável pelas chuvas no setor centro-norte do Nordeste brasileiro, incluindo o norte da Bahia.

Este trimestre está inserido no segundo período chuvoso da Bahia. Durante o mês de março, devem ser registradas chuvas em todas as regiões do Estado. Nos meses de abril e maio, os maiores volumes são esperados nas regiões do Recôncavo, Sul e Nordeste. Os meteorologistas da SRH salientam que devido à alta variabilidade espacial e temporal, características intrínsecas da chuva no norte do Nordeste, incluindo a faixa centro-norte da Bahia, recomenda-se o acompanhamento contínuo das previsões diárias de tempo, análises e tendências climáticas semanais.

Para ser elaborado, o prognóstico levou em conta as análises das condições oceânicas e atmosféricas relativas ao mês de janeiro e nos primeiros 15 dias de fevereiro deste ano. Também foram avaliados os resultados gerados pelos modelos numéricos, estatísticos e estocásticos de escalas global e regional de previsão climática.