A Bahia estará presente na 25ª Exposição Comercial Internacional do Panamá (Expocomer 2007), de 07 a 10 de março, na cidade do Panamá. Organizada pela Câmara de Comércio, Indústria e Agricultura do Panamá, em uma área de 20 mil metros quadrados, a feira tem um caráter multissetorial e atrai compradores de mais 30 países, constituindo-se em uma importante ferramenta de marketing para introdução de produtos e serviços brasileiros em novos mercados.

Organizada desde 1983, a feira funciona como uma grande vitrine, expondo produtos e serviços para um público comprador da Colômbia, México, Venezuela e de países centro-americanos. Estes países, por ainda não possuírem uma indústria consolidada, necessitam importar muitos bens de consumo. Na edição de 2006, a EXPOCOMER teve a participação de 33 países, com 745 expositores e 899 estandes, uma composição que recebeu 19.934 visitantes profissionais e gerou US$ 124,9 milhões em negócios.

Para esta edição de 2007, o Centro Internacional de Negócios da Bahia (Promo), com o apoio do Sebrae Bahia, disponibilizará um estande de 18 metros quadrados dentro do Pavilhão Brasil. Numa participação coletiva de empresas baianas, o espaço estará promovendo produtos e identificando oportunidades de cooperação empresarial, com a participação das empresas Coco Doce Moda Praia Ltda, fabricante de produtos de moda praia e fitness, e J.L FBR e Comércio de Cosméticos Ltda (Uumidifica), fabricante de cosméticos.

Para o superintendente do Promo, Ricardo Saback, as mostras comerciais, mais do que um local de venda e promoção de produtos, funcionam como um verdadeiro meeting point. As informações, conhecimentos e experiências garantem ao participante um contato direto com a concorrência, com novas tecnologias, canais de comercialização, potenciais investidores e players, dentre muitas variáveis que interagem no mercado internacional. “”O Panamá, por possuir uma posição geográfica estratégica, se caracteriza como centro de negócios e distribuição de produtos e serviços para diversas partes do mundo, sobretudo para a América Central e Caribe””, afirma.

A proximidade geográfica e cultural representa uma oportunidade para as empresas brasileiras. Possui uma logística eficiente e conta com a Zona Franca de Colón. De acordo com dados do Promo, a Bahia exportou para o Panamá US$ 2,14 milhões em 2006, um crescimento de 21,2% em relação a 2005.  Os destaques da pauta foram automóveis, com participação de (42,7%); papel kraft (20,2%). Outros produtos em destaque na exportação são calçados, sucos de frutas, roupas e ladrilhos de cerâmica.

Apex

O Pavilhão Brasileiro, com o apoio da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex), vai ocupar uma área de 792 metroa quadrados, localizado na Sala “”D””, denominada Las Islas e contará com identidade visual da marca Brasil. A programação conta com visitas técnicas à Zona Livre de Colón, a segunda maior do mundo, e ao Canal do Panamá;eEspaço gastronômico; desfiles; anúncio em jornal local; e confecção de catálogo de expositores.

Os segmentos prioritários para o Brasil são alimentos, bebidas e tabaco; têxtil, calçados, bolsas e objetos de uso pessoal; jóias, semi-jóias, relógios, bijuterias; cosméticos; construção, ferragem e equipamentos; mobiliário e artigos do lar; máquinas e equipamentos utilizados na produção e matéria-prima; tecnologia, telecomunicação e computação; material didático e artes gráficas; material para escritório; produtos e equipamentos médico, farmacêuticos e de laboratório; e serviços.

O Brasil exportou para o Panamá US$ 303,7 milhões em 2006 com incremento de 9,6% em relação ao ano anterior. Os produtos que se destacaram nas exportações nacionais foram aviões, com participação de 36% da pauta; automóveis, com 4,4%. Os demais produtos, preparados de bebidas, terminais portáteis de celular, chapas de alumínio, também merecem destaque.