Emoções e sentimentos: comunicação do ser é o tema da palestra que será apresentada pelo professor Lindomar Coutinho, na aula inaugural do primeiro semestre letivo de 2007, da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

O evento será realizado segunda-feira (12), às 13h30, no auditório Jorge Amado, contando com as presenças pró-reitor de Extensão, professor Raimundo Bonfim, da coordenadora do Núcleo do Envelhecimento, a professora Raimunda D’Alencar.

Segundo a professora Cândida Alves, coordenadora da Unati, os  240 alunos inscritos poderão participar de várias atividades e cursos como: Arte e Expressão Corporal, Pintura em Tecido, Ciclo de Palestras, Cidadania e Direitos Humanos, Línguas Estrangeiras (inglês, espanhol e francês), Educação Afetiva, Teoria Musical, Ginástica Localizada, Leitura e produção de Texto, Literatura Infanto-Juvenil, Atividades de Lazer, Capoeira, Danças Folclóricas Brasileiras e Violão.

A Unati tem por objetivo oferecer oportunidades de construção e aquisição de novos conhecimentos, ao segmento maior de 50 anos e a melhoria da qualidade de vida através dos recursos educacionais e sócio-culturais existentes na Uesc.

A instituição também estimula e articula o exercício intelectual e reflexivo com diferentes atividades como elementos geradores e facilitadores de emoção e prazer de viver positivamente a velhice, levando o idoso a conhecer e refletir sobre o próprio processo de envelhecimento, além de criar um espaço de convivência intergeracional, buscando diminuir a segregação entre jovens e idosos.

A professora lembra que as estatísticas sinalizam mudanças sem precedentes no perfil da população brasileira, com a constatação do aumento em número absoluto de pessoas idosas e diminuição dos índices de mortalidade e fecundidade. A sociedade, de um modo geral, ainda não está preparada para absorver sem transtornos o fenômeno do envelhecimento populacional. “Vale salientar que a preocupação não é somente do indivíduo que envelhece e da sua família, mas passa a ser de toda a sociedade, já que todos são afetados – tanto pessoas, quanto instituições”.

Desde 1998,  a Uesc vem desenvolvendo o Programa de Extensão para a Terceira Idade, através da Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), unidade de caráter sócio-educativo, voltada para maiores de 50 anos.