As cerca de 600 mulheres que trabalham no prédio da Secretaria Estadual de Educação (SEC) iniciaram o expediente ontem (08) com uma homenagem. Assim que chegaram ao trabalho foram surpreendidas com rosas vermelhas e um cartão felicitando-as pela passagem do Dia Internacional da Mulher. Mesmo com agenda apertada, o secretário estadual da Educação, Adeum Sauer, fez questão de participar da homenagem, distribuindo flores e cumprimentando funcionárias.

“Muitas foram as conquistas, mas ainda precisamos avançar muito, mudar a cultura e o preconceito. O ideal seria que todos os dias fossem das mulheres”, defendeu. Uma das mulheres a receber a flor das mãos do secretário, a copeira Graci de Santana, não conseguiu esconder a emoção. “Vou guardá-la com muito carinho e depois que murchar irei colocá-la dentro de um livro como recordação”, contou.

Rodeado pelas mulheres do setor que comanda, o superintendente de Educação Básica, José Maria Dutra, ressaltou a importância da comemoração, mas destacou que as mulheres devem continuar lutando por um tempo em que não seja mais preciso destinar um único dia do calendário para as mulheres. “Por mais competência que a mulher tenha ela precisa provar isso o tempo todo. Mas quando houver igualdade de direitos, todos os dias serão Dia da Mulher”, pontuou.

Foi com emoção que a secretária administrativa Vera Lustosa recebeu a flor e tratou logo de providenciar um lugar para conservá-la com a mesma beleza. “É a primeira vez que recebemos essa homenagem aqui. Para nós mulheres, receber uma flor é como o mesmo encantamento de um bebê ao ganhar um brinquedo”, disse. A diretora de suprimentos, Margarida Rios, também achou maravilhoso começar o dia com flores. “É ótimo começar a trabalhar recebendo abraços, beijos e rosa. Isso nos dá a certeza de um dia cheio de paz e muita produtividade porque a auto-estima vai lá para cima”, considerou.

No Instituto Anísio Teixeira (IAT), braço da Secretaria Estadual da Educação, as 122 mulheres que trabalham no local participaram de uma programação voltada para a data. Assistiram a uma palestra sobre A mulher na Educação e as apresentações de um musical de um cover de Chico Buarque e de dança de salão. Além disso, houve espaço também para uma pequena homenagem para a servidora com maior tempo de experiência de vida.