Entrou em operação hoje (9) o primeiro dos três trens novos que vão integrar o sistema ferroviário de Salvador. A aquisição das máquinas foi possível graças ao convênio firmado entre o governo federal e a prefeitura de Salvador, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Após a entrada em operação da primeira locomotiva, a previsão é de que a segunda chegue a Salvador em maio e a terceira em junho. A linha férrea Calçada/Paripe não contava com trens novos desde 1962. 

Com a nova locomotiva, cada uma com três vagões, o sistema ferroviário da capital baiana saltará de 80 viagens realizadas por dia para 100. À medida que os demais trens forem chegando, um velho será retirado para requalificação.

Os novos trens incorporados ao sistema (o que já entrou em operação e os dois que ainda virão) são mais confortáveis, silenciosos e ventilados, com janelas que permitem uma visão mais ampla da paisagem suburbana.

As novas máquinas vão dar uma maior qualidade de vida aos moradores do subúrbio, que poderão viajar de trem com mais rapidez, segurança e conforto, Com as locomotivas novas e mais velozes, cada uma com capacidade para transportar 600 passageiros, o tempo de espera será reduzido à metade – de 30 para 15 minutos. 

Das dez estações de trem entre a Calçada e Paripe, nove serão recuperadas e revitalizadas – três já estão em obras. Atualmente, o sistema ferroviário de Salvador conta com quatro trens, sendo três em operação e um quarto de reserva, para cumprir os 13 quilômetros de percurso.

Diariamente, 15 mil passageiros utilizam o sistema de transporte ferroviário em Salvador. O valor da tarifa é de R$ 0,50. Para estudantes, a passagem custa a metade – R$ 0,25.

Velhas Lembranças

Ao lado do prefeito de Salvador, João Henrique, o governador Jaques Wagner participou da viagem inaugural. Ao seguir da Calçada até Plataforma, Wagner lembrou o tempo em que era morador do subúrbio. “Vejo aqui uma materialização do PAC. Eu, que já morei em Itacaranha e via que passava muito pouco trem, sei o quanto a população sofria e fico feliz ao ver que o morador do subúrbio vai poder usar um equipamento mais moderno, rápido e eficiente”, comemorou.

Para ele, cuidar dos meios de transporte significa atender à parcela da população mais carente, que não dispõe de condução própria e depende do sistema público de transporte, seja trem, metrô ou ônibus para se deslocar.

O projeto de implantação do metrô prevê a interligação com o sistema ferroviário de Salvador e tarifação única. Para os usuários freqüentes, a chegada do novo trem vai melhorar o serviço prestado. Assim pensa o segurança Rui Antônio Duarte, 47 anos, morador de Itacaranha que trabalha no centro de Salvador e necessita do transporte ferroviário para se deslocar. “Sempre andei de trem, porque é o meio de transporte mais rápido, barato e seguro. Com os trens novos, tudo vai melhorar 100%”, aposta o segurança. 

Ao saltar em Plataforma, o governador e o prefeito fizeram de barco a travessia até a Ribeira, retornando em seguida. Segundo explicou João Henrique, a travessia estava interrompida há 22 anos e será reativada em 29 de março, dia de aniversário da cidade.

A partir de então, barcos serão disponibilizados à população para a realização do percurso, que vai durar apenas 30 minutos. Sem o serviço, os usuários tinham que contornar a Baía de Tainheiros para chegar ao outro lado, de acordo com o prefeito. No retorno à estação de Plataforma, Wagner e João Henrique foram recebidos por grupos musicais.