Assuntos de interesse comum aos poderes Executivo e Judiciário, como a discussão de medidas referentes à segurança pública e ao combate ao crime organizado, estiveram na pauta do encontro realizado hoje (12) entre o governador Jaques Wagner e o presidente do Tribunal de Justiça (TJ-BA), Benito Figueiredo, na Governadoria.   

Segundo o presidente do TJ, o encontro foi bastante proveitoso. “A boa relação entre os poderes facilita uma atuação eficaz voltada aos interesses do povo da Bahia”, disse ele. O governador Jaques Wagner, por sua vez, afirmou que vê com bons olhos o estreitamento das relações entre o Executivo e o Judiciário para tratar de questões como a redução da violência. Wagner informou ainda que está em fase final de elaboração o fórum a ser integrado pelos chefes dos três poderes, com o objetivo de funcionar como uma instância para discussão de assuntos importantes para o estado.

Figueiredo também aproveitou a ocasião para entregar ao governador uma cópia do projeto de lei de Organização e Divisão Judiciária, que será encaminhado amanhã (13) à Assembléia Legislativa. O projeto propõe a alteração da estrutura básica do Poder Judiciário, através de ações como o aumento do número de desembargadores de 47 para 53 e a criação de novas comarcas e de Varas Regionais de Conflito Agrário e Meio Ambiente nos municípios de Barreiras, Camaçari, Ilhéus, Juazeiro e Porto Seguro.