O Programa Pelourinho Cultura e Arte, em parceria com a Oficina das Artes e patrocínio da empresa de telefonia Oi, através do Fazcultura, dará continuidade, a ao projeto Cine Pelô. O evento acontece até setembro, no Largo Pedro Arcanjo, Pelourinho, todos os sábados, a partir das 19h. O próximo filme será Os Dois Filhos deFrancisco, a ser exibido no dia 7. Os seguintes serão Narradores de Javé, Cidade de Deus e Diários de Motocicleta, que podem ser vistos nos dias 14, 21 e 28

Divulgar a arte cinematográfica é a proposta do projeto, que leva ao Pelourinho filmes nacionais e internacionais, com direito a pipoca e muito entretenimento. Outro fator importante é a valorização do Centro Histórico como um espaço aberto às idéias que envolvam a população soteropolitana.

Através do Programa Pelourinho Cultura e Arte, iniciativa da Diretoria de Ações Culturais (Dirac) do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), dez jovens da Comunidade da Rocinha e cinco da ONG A Casa de Sarajane participarão da Oficina de Cinema. Nesse projeto, será criado um documentário pelos aprendizes que, ao final do curso, apresentarão o curta no Cine Pelô.

O primeiro filme exibido foi O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, ganhador de quatro troféus no prêmio da Academia Brasileira de Cinematografia, com direção de Cao Hamburger. A sessão foi realizada no último sábado.

A novidade é a exibição de Ó Pai Ó, longa que está em acordo com a diretora Paula Lavigne para ser apresentado no Cine Pelô. Esse projeto tem como interesse primordial atrair o maior número de pessoas que não terão nenhum custo para participar desta programação cultural cinematográfica.