A gestão do conhecimento é um valioso recurso estratégico para a vida das pessoas e das empresas. O tema será  vivenciado num treinamento do qual participarão os integrantes da Coordenação de Contas Médicas do Planserv, segunda-feira (9), das 14h às 17h, no auditório da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa). O objetivo é trocar experiências, tornar acessíveis a todos importantes informações corporativas e compartilhar as melhores práticas e tecnologias.

A facilitadora da atividade, que reunirá 30 colaboradores, será a técnica Neli das Virgens, do setor de Contas Médicas do Planserv. Segundo ela, a gestão do conhecimento significa organizar e sistematizar, em todos os pontos de contato, a capacidade da empresa de captar, gerar, analisar, traduzir, transformar, modelar, armazenar, disseminar, implantar e gerenciar a informação, tanto interna como externa. “Essa informação deve ser transformada efetivamente em conhecimento e distribuída, tornando-se acessível aos interessados”, afirmou.

Para a gestora de Recursos Humanos do Planserv, Roberlinda Ribeiro, a criação e a implantação de processos que gerem, armazenem, gerenciem e disseminem o conhecimento representam o mais novo desafio a ser enfrentado pelas empresas. Não é de hoje, entretanto, que o conhecimento desempenha papel fundamental na história. Sua aquisição e aplicação sempre representaram estímulo para as conquistas de inúmeras civilizações. “No entanto, apenas saber muito sobre alguma coisa não proporciona, por si só, maior poder de competição para uma organização. Gerenciar o saber é que faz a diferença”, frisou.

O importante não é apenas a gestão da informação, diz a gestora, mas sua transformação em conhecimento. “Toda a coletividade se beneficia, pois essa prática faz com que o indivíduo se atualize continuamente, procurando no grupo seu próprio fortalecimento”, concluiu. A expectativa dos promotores do curso é que a iniciativa contribua para a melhoria do trabalho diário desenvolvido pelos profissionais da Coordenação de Análise de Contas.