Penitentes do Médio São Francisco, de Joel de Almeida, Mestre Pastinha Capoeira Angola, de Paulo Sá Vieira, e Zoovirus, de Fausto Júnior, formam a grade de filmes em exibição, na próxima edição do projeto Quartas Baianas, na Sala Walter da Silveira, amanhã (4), às 20h, com entrada tradicionalmente franqueada ao público.

A iniciativa da Diretoria de Artes Visuais e Multimeios em parceria com a Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV) tem incrementado a divulgação de filmes e vídeos produzidos na Bahia ou por realizadores baianos, prioritariamente.

Com seu documentário finalizado em 2003, Joel se lança a retratar os rituais de penitência que se desenvolvem, por ocasião da Semana Santa, na região do Médio São Francisco, na Bahia. São 51 minutos em que o diretor e também roteirista capta as práticas de autoflagelação, os sons das matracas e os cânticos sagrados.

No documentário de 10 minutos realizado em 1983, o cineasta Paulo Sá Vieira empreende narrativa sobre a vida do famoso Mestre Pastinha, contada pelo poeta de cordel Rodolfo Coelho Cavalcante.

Completando a programação da noite dedicada ao cinema baiano, o jovem Fausto Júnior contempla a platéia com sua divertida animação de apenas quatro minutos feita, em 2005, originalmente em flash, em que é apresentado “o primeiro zoológico de vírus de computador”, tendo como personagens virtuais exemplares de vírus famosos, como o Sexta-Feira 13 e o já extinto Michelangelo.