A Bahia Pesca divulgou nota oficial, hoje (4), tranqüilizando a população sobre o consumo de peixes na Semana Santa. De acordo com a nota, peixes como badejo, olho de boi e vermelho, entre outros, são oriundos de regiões não atingidas pela mortandade, fora da Bahia. E, ainda, que os consumidores ao comprarem pescados devem exigir do estabelecimento a origem do produto.

Os produtos estocados em freezers e geladeiras nas localidades Madre de Deus, São Francisco do Conde, Santo Amaro da Purificação, Saubara, Salinas da Margarida e das Ilhas de Bom Jesus dos Passos e Frades, estão sendo retirados do mercado como modo de controle da saúde humana, e os pescadores e marisqueiras estão recebendo um auxilio financeiro para amenizar os prejuízos. A Bahia Pesca garante que a nova Cesta do Povo está comercializando pescados de origem segura.

Permanece a proibição, por 60 dias, a partir do último dia 29, de qualquer atividade de pesca, coleta e beneficiamento e a comercialização de pescados oriundos do litoral dos municípios de Madre de Deus, São Francisco do Conde, Santo Amaro da Purificação, Saubara, Salinas da Margarida, e das Ilhas de Bom Jesus dos Passos e Frades, pertencentes ao município de Salvador, na Baía de Todos os Santos.

Durante este período continuarão a ser realizadas ações de monitoramento das condições ambientais e da situação dos recursos pesqueiros e, constatada a necessidade, o período de proibição poderá ser prorrogado ou antecipado o encerramento.