Incorporar ações ambientalmente sustentáveis às estratégias de gestão pública dos municípios através da qualificação de pessoas é um dos desafios do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais e Conselheiros (PNC). O programa foi lançado hoje (9), às 8h30, no auditório da Secretaria de Administração do município.

“A idéia é dar conhecimento em gestão ambiental pública aos três segmentos sociais – sociedade civil, setor privado e poder público – para que juntos elaborem políticas e minimizem os impactos ambientais”, disse Kitty Tavares, diretora de Relações Institucionais da Secretaria de Meio Ambiente (Semarh).

Ao todo, serão realizados 22 cursos para capacitar, até o final do ano, 880 pessoas de 88 municípios, que terão subsídios para gerir de forma responsável e compartilhada seus recursos ambientais. Para promover, acompanhar e avaliar os resultados do programa, foi também organizado um grupo de trabalho composto por membros de universidades, da sociedade civil organizada, setor privado e organizações não governamentais. “Os participantes do PNC têm o compromisso de discutir e elaborar os planos de meio ambiente de suas cidades, instrumento fundamental para a consolidação dos sistemas municipais ambientais”, disse Kitty.