Em comemoração ao Dia do Índio, 19 de abril, o Centro de Estudos das Populações Afro Indígenas Americanas (Cepaia), órgão da Uneb, realiza ampla programação nesta semana, que se estende até o dia 21 de abril.

O tema deste ano é Todo dia é dia de Índio! Participe!. A intenção é lembrar que não se devem discutir as questões indígenas somente no dia 19 de abril, mas, sim, a todo o momento, propondo a população uma reflexão sobre as ações afirmativas para os indígenas.

A Uneb aprovou, recentemente, projeto de implantação de cotas para indígenas nos seus Vestibulares, programas de Pós-graduação e bolsas de Iniciação Científica.

Na Bahia, são 14 povos indígenas divididos em 26 municípios e 72 aldeias, num total de 22 mil índios vivendo agrupados em comunidades. Este ano o Cepaia, organizou uma programação diversificada para que os visitantes possam conhecer os diferentes aspectos da cultura indígena. As ações vão desde oficinas (com inscrições gratuitas), sessão de cinema seguida de debate e apresentação de dança típica.