A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e a Secretaria da Saúde (Sesab) começaram a tomar, em conjunto, as primeiras medidas para a implantação do Plano Operativo Estadual de Saúde Penitenciária. Dentre as iniciativas, destaca-se a contratação de médicos e dentistas e a realização de uma série de reuniões para viabilizar estrategicamente a operacionalização das ações de saúde no sistema penitenciário. As contratações possibilitarão o acesso ao atendimento integral de atenção básica pelos internos das unidades prisionais da capital já na próxima semana.

Foram contratados pela Sesab cinco médicos para trabalhar nas unidades prisionais do Estado e estão em processo de contratação oito dentistas e cinco auxiliares de consultório odontológico. Também está sendo finalizado, pela Secretaria Municipal de Saúde, o processo de cadastramento de seis equipes mínimas de atenção básica aos encarcerados da capital.

O ciclo de reuniões com os profissionais envolvidos no funcionamento do plano operativo, planejado pela Coordenação de Gestão Integrada da Ação Penal, teve início no último dia 16, com os profissionais de saúde que já são do sistema, iniciando sua preparação técnica para a nova rotina de trabalho, seguindo o modelo da atual gestão estadual.

A segunda reunião aconteceu no dia 17 com os agentes penitenciários, com o objetivo de sensibilizá-los e prepará-los tecnicamente para apoiar adequadamente as ações de saúde. Hoje (20), foi realizada uma reunião de recepção aos novos médicos, a quem foi apresentado o Plano Operativo Estadual de Saúde Penitenciária, constituindo-se também num momento propício para a integração dos novos profissionais com os antigos.

O ciclo de reuniões continua na próxima semana, nas diversas unidades prisionais do estado, com diretores, agentes e profissionais de saúde, para redefinir funções e rotinas que envolvam as ações de saúde na unidade.