Secretários e gestores públicos dos municípios baianos reúnem-se em Salvador, de domingo (6) até terça-feira (8), para discutir políticas públicas para a cultura no I Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura. O evento será aberto pelo governador Jaques Wagner, em solenidade, às 18h30, no salão nobre da reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Canela, com a participação do reitor da Ufba, Naomar Almeida, e dos secretários estaduais.

“O I Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura é mais um passo para a descentralização do planejamento e execução de programas culturais no interior”, afirma o secretário Marcio Meirelles, ressaltando que um dos objetivos, além da integração territorial, é a constituição do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura. No evento, será apresentada também a proposta da II Conferência Estadual de Cultura, que se constitui de uma ampla escuta pública para construção do Plano Estadual de Cultura.

Vale salientar que desde janeiro a Secretaria de Cultura da Bahia (Secult) vem realizando uma série de encontros com o intuito de escutar e debater as prioridades para a área cultural com os artistas, produtores e gestores culturais. Já foram realizados encontros públicos em todos os 26 territórios de identidade e contatos com mais de 150 prefeituras, através de associações e consórcios municipais, além de visitas a mais de 40 cidades.

O I Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura é uma realização da Superintendência de Cultura da Secretaria Estadual de Cultura. Além do espaço reservado para as discussões, a programação do encontro inclui palestras sobre políticas culturais, gestão municipal de cultura e economia da cultura.

No dia 7, o coordenador do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura da Ufba, Albino Rubim, faz uma apresentação sobre as Políticas Públicas de Cultura no Brasil e na Bahia. Em seguida, o diretor da Escola de Administração da Ufba, Reginaldo Souza Santos, fala sobre a Gestão Municipal de Cultura, e o superintendente de Promoção Cultural da Secult, Paulo Henrique de Almeida, traz à tona o debate a respeito da Economia da Cultura.

Sistema estadual

Ainda no dia 7, a partir das 14 horas, a superintendente de Cultura da Secult, Ângela Andrade, explica como será construído o Sistema Estadual de Cultura, no qual o Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura assumirá um papel preponderante.

Nesse mesmo dia, os secretários municipais e dirigentes culturais vão conhecer mais de perto as propostas da Secretaria de Cultura e de suas quatro instituições vinculadas: Instituto do Patrimônico Artístico e Cultural (Ipac), Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e Fundação Pedro Calmon (FPC).

A expectativa é que ao final do evento os secretários e gestores públicos municipais de cultura se organizem em grupos de trabalho por territórios de identidade. A Secult anuncia que o próximo encontro será com os prefeitos dos municípios baianos, para o qual já está se articulando com a União dos Municípios da Bahia (UPB) e outras secretarias de Estado.