A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) vai beneficiar, este ano, 15 mil estudantes do ensino médio, dentro do programa Universidade para Todos. A iniciativa atinge alunos que estão cursando ou que concluíram o nível médio em escolas públicas estaduais e municipais baianas e que foram selecionados para participar, gratuitamente, do curso preparatório para processos seletivos de Instituições d Ensino Superior (IES) da Bahia.

Os estudantes classificados devem efetivar a matrícula na escola onde se inscreveram. Devido ao grande volume de selecionados, a Uneb prorrogou o prazo para a matrícula até a próxima sexta-feira (11). As aulas, que devem ser iniciadas ainda este mês, serão ministradas em 36 pólos na capital e em 23 no interior. Segundo a professora Zita Guimarães, coordenadora do programa pela Uneb, para facilitar ainda mais o acesso dos estudantes ao curso, a universidade possui extensões dos pólos em 15 municípios onde não há campus da instituição.

A Uneb também está ampliando a oferta desse programa social a duas áreas remanescentes de povos indígenas: Pataxós (campus de Teixeira de Freitas) e Missão Sahi (campus de Senhor do Bonfim), além de duas áreas quilombolas: Barra do Parateca (campus de Guanambi) e Tijuaçu (campus de Senhor do Bonfim).

O objetivo do Universidade para Todos é facilitar o acesso de alunos da rede pública de ensino à universidade. Somente este ano, 1.175 alunos das turmas do programa oferecidas pela Uneb foram aprovados em vestibulares no estado, dos quais 798 optaram pelos cursos de graduação da própria Uneb.

No ato da matrícula deverão ser apresentados os seguintes documentos: cópia da carteira de identidade e  CPF; comprovante de endereço; histórico escolar da 4ª a 8ª séries do ensino fundamental e do ensino médio. As listas com nomes dos candidatos classificados (por escola) no programa estão disponíveis no Portal Uneb: www.uneb.br.