Técnicos das Casas de Recursos Naturais e dos Escritórios Regionais da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) reuniram-se ontem (10) para conhecer e discutir a legislação ambiental estadual. O encontro visou promover a interatividade entre os técnicos da Diretoria de Áreas Florestais da Semarh (DAF) para fortalecer os escritórios do interior e descentralizar ações da secretaria.

De acordo com chefe da DAF, Plínio Castro, a idéia é tornar a equipe técnica participativa e integrada. “São os técnicos que supervisionam os projetos de reflorestamento, analisam processos de supressão de vegetação e apóiam os agricultores”, pontuou Castro, destacando a importância da função.

O secretário do Meio Ambiente, Juliano Matos, aproveitou a ocasião para convocar os presentes a participar da formulação de uma agenda positiva de preservação no estado. “Vamos buscar o envolvimento de todos na montagem de um programa que inclua a Bahia no mercado de créditos de carbono, uma realidade mundial, favorecendo a conservação das florestas tropicais”.

Na oportunidade, os técnicos conheceram a lei que regulamenta e exploração e conservação da Mata Atlântica, apresentada pelo coordenador do Núcleo Mata Atlântica do Ministério Público da Bahia (MPB), Sérgio Mendes. “A lei representa um avanço, pois disciplina os recursos da Mata Atlântica, traz novas normas e criminaliza a conduta de corte e supressão irregular da mata”, destacou Mendes.

Amanhã (11), pela manhã, os técnicos participam, na Reitoria da UFBa, da audiência pública que discutirá as leis ambientais, dispondo sobre a política de meio ambiente e de proteção à biodiversidade do estado e a política estadual de recursos hídricos. À tarde, a diretora de Educação Ambiental da Semarh, Tita Vieira, discutirá a gestão de educação ambiental do Estado.

O técnico do Escritório Regional de Eunápolis, Sebastião Firmino dos Santos, definiu o evento como uma oportunidade de trocar experiências com outros colegas e conhecer a equipe da Semarh em Salvador. “Estamos aprendendo e nivelando informações”, disse.  Já a diretora do Centro de Recursos Ambientais (CRA), Beth Wagner, destacou a integração como uma oportunidade de obter informações e esclarecer dúvidas. “Vamos, nesse momento, articular ações e integrar políticas públicas, principalmente, de proteção da Mata Atlântica”, destacou.

Estiveram presentes no evento técnicos de 15 sedes regionais da Semarh, além do superintendente de Biodiversidade, Florestas e Unidades de Conservação da Semarh, Marcos Ferreira.