A Superintendência de Recursos Hídricos (SRH) assinou hoje (15) o protocolo de intenções para o desenvolvimento de ações conjuntas com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), que inclui o mestrado em Modelagem em Ciência da Terra e do Ambiente, que será oferecido no segundo semestre em parceria com a universidade.

O mestrado deverá oferecer 15 vagas que serão distribuídas entre os órgãos de meio ambiente do Estado (SRH, Cerb, Semarh, SFC e CRA) e sociedade civil organizada. “Este mestrado significa formação continuada, ou seja, estamos dialogando com a excelência da pesquisa acadêmica estadual. Além dos órgãos de meio ambiente do estado, vamos contemplar a sociedade civil organizada”, garantiu o diretor-geral da SRH, Julio Rocha.

Um cronograma de atividades foi traçado para a implantação do mestrado que possui nota 3 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O coordenador do mestrado, professor Washington Franca Rocha, disse que o Mestrado tem uma configuração única no Norte e Nordeste pois introduz parâmetros quantitativos nos estudos ambientais. A previsão é a de que a seleção seja realizada em agosto e as aulas iniciadas no mês de setembro próximo.

Especialização

A SRH oferecerá, também em parceria com a Uefs, um curso de pós-graduação em educação ambiental. Prevista para o segundo semestre do ano, a especialização será ministrada na sede da autarquia, no Itaigara, pelos professores doutores da Uefs para uma turma de 30 alunos, sendo 22 vagas para servidores da SRH, seis para servidores dos órgãos de meio ambiente do Estado (Semarh, CRA e Cerb) e duas para a sociedade civil. A seleção será feita pela UEFS através da análise curricular, entrevistas e uma redação. Poderão se habilitar profissionais formados em nível superior em qualquer área de atuação.

A duração do curso será de 18 meses, sendo um ano de disciplina e seis meses para a orientação da monografia, cujos temas serão relacionados à água e ao meio ambiente, com uma carga horária total de 510 horas. O edital com a programação do curso será publicado na Semana do Meio Ambiente, no início de junho, no Diário Oficial do Estado.

O curso de especialização em educação ambiental da Uefs, que existe desde 2001, é referência para o Ministério do Meio Ambiente, principalmente porque os alunos desenvolvem intervenções de educação ambiental onde atuam (bairro, escola, comunidade, cidade, empresa, órgão público ou privado). “Os alunos colocam em prática aquilo que vemos no dia-a-dia e na mídia sobre a preservação do meio ambiente. A proposta do curso é mostrar como fazer isso”, explica o coordenador de educação ambiental da UEFS, Carlos Uchôa.