Capacitação dos agentes culturais, mapeamento das expressões culturais e fortalecimento da gestão cultural foram algumas das ações que os artistas, produtores e gestores do Baixo Sul priorizaram para o território em reunião pública promovida pela Secretaria da Cultura (Secult), no Centro Cultural de Valença. A secretaria garantiu atender à primeira prioridade do Baixo Sul, ao anunciar que já tem recursos assegurados para começar a capacitação de 80 agentes culturais nos próximos meses.

Com a participação de representantes de oito municípios da região, a reunião é mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento Territorial da Cultura, que está sendo implementado pela Secult através de uma atuação integrada com os municípios, iniciativa privada, ONGs, universidades e agentes culturais.

“Pela primeira vez estamos discutindo cultura com o governo. Houve uma participação efetiva dos produtores culturais nos encontros promovidos pela Secult”, disse Maria Claudia Rodrigues, atriz e produtora do grupo de teatro Aptus. Segundo ela, a classe artística está esperançosa que a nova gestão da secretaria venha somar aos projetos e ações culturais locais para uma maior adesão e participação da sociedade

Na abertura da reunião, o secretário Marcio Meirelles reafirmou que o diálogo com os municípios é fundamental para a descentralização e democratização do acesso aos bens e aos meios de produção cultural. “O processo de construção da liberdade dá muito trabalho, mas vale a pena participar dos debates e construir juntos os projetos culturais para impulsionar o desenvolvimento do território”, disse.

No encontro, produtores e gestores culturais conheceram as propostas das instituições vinculadas à Secult (Ipac, Irdeb, Fundação Cultural e Fundação Pedro Calmon) e ainda participaram da discussão sobre a construção e implementação das câmaras setoriais de música, teatro, dança e artes plásticas. Participaram da reunião representantes dos municípios de Cairu, Camamu, Igrapiúna, Ituberá, Nilo Peçanha,Tancredo Neves e Valença.